MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInFlickr
> Sobre nós
PRINCIPAL
Cantores
Afinadores
Instrumentistas
Bailarinos

 

DIÁRIO MELOTECA 2017

22 de janeiro

Lancei o projeto MUSARCA, arca de documentação digital de Música e Dança. Nos primeiros 30 minutos foram alcançadas 1000 pessoas no Facebook, e 3200 em duas horas.

 

21 de janeiro

Criei a página biográfica de José Fontes Rocha, guitarrista.

20 de janeiro

Criei a página "João Balula Cid", pianista falecido no dia 17 de janeiro, vítima de cancro, aos 59 anos. Dei início à atividade da Meloteca Associação Cultural Educativa nas Finanças em Gaia.

19 de janeiro

Criei a página "Violino e viola menos cansativos", sobre técnica desenvolvida por investigadores do Porto e de Évora divulgada recentemente pelo SAPO 24/Lusa, e as biografias de Arlindo de Carvalho e Joaquim Luís Gomes.

Violino

TOPO

18 de janeiro

Editei nas redes sociais o projeto "Banco de Plantas" por forma a criar-se na Meloteca uma vasta coleção de pequenas plantas, fomentar em Avintes o gosto pela floricultura e promover a hortoterapia.

 

TOPO

17 de janeiro

Tiago Hora, produtor e musicólogo, autor do livro “Joaquim Simões da Hora: Intérprete, Pedagogo e Divulgador” (Edições Colibri, 2015), dará uma entrevista à Meloteca, sobre a sua carreira e sobre a vida e obra do grande organista português. A publicação "Treina o teu cérebro, aprende um instrumento" registou já mais de 3578 pessoas alcançadas, 35 partilhas e 34 gosto/adoro, num dia.

 

TOPO

16 de janeiro

Na sequência de contacto de Maria Rosa Costa, do Grupo Coral dos Professores do Porto, ocorreu-me que na sede da Meloteca pode haver uma proposta para convívios de coros.

 

TOPO

15 de janeiro

Estou a organizar com afinco instrumentos, brinquedos e atividades para as Férias Criativas da Meloteca. Com os órgãos sociais da Meloteca tratei de aspetos importantes para o futuro da Associação.

 

TOPO

14 de janeiro

O primeiro cartaz sobre Férias Criativas na Meloteca já ultrapassou as 2395 pessoas alcançadas. Estou a preparar com a ATB e a Educoach pacotes de férias para crianças entre junho e setembro. "Orquestra da Reúsa", "Corrida de carro de pedais", "Banho divertido", "Torneio de Matrecos", "Frutália: alimentação saudável" e "Música Aquática" e "Arte na paisagem" são algumas das atividades.

 

TOPO

13 de janeiro

Estou a tratar de preencher a Ficha de Projecto do Mecenato Cultural e logo que seja possível vou pedir a declaração de utilidade pública para que a Meloteca possa beneficiar da atribuição de 0,5% do IRS liquidado. Tive reunião com Pedro Gomes, da Educoach, e Bruno Alves, da Associação Tempos Brilhantes, para abordar diversas questões administrativas e projetos da Meloteca.

 

 

TOPO

12 de janeiro

Revi a página "Aprender Inglês a cantar" e fotografei mais 14 instrumentos reutilizados para publicar na Meloteca na EB1 do Freixieiro. Com os baldes de plástico transparentes que a frutaria Frutas e Sabores oferece estou a organizar todos os pequenos instrumentos, brinquedos para crianças e outros objetos que vão ser importantes para a Meloteca já este ano. Já existem 40.

 

TOPO

11 de janeiro

Dulce Silva, de Leiria, adquiriu "Canto na Pré", "Música para bebés", "Música no Jardim", "Música Criativa" e "Músicos do Riso". Acrescentei 14 novos ecoinstrumentos a uma página criada ontem, com fotografias feitas na EB1 do Freixieiro. Preenchi parte do formulário do concurso Montepio Acredita Portugal, com três ideias de negócio: "Jardim da Música", "Férias Criativas para Crianças" e "Meloteca Edições e Serviços Musicais".

 

TOPO

10 de janeiro

Criei uma página dedicada à pianista portuense Maria José Morais (1953-2016), após o envio da biografia e fotos pela sua filha, Susana Stoyanova. Recebi várias mensagens de bandas interessadas em tocar em Agosto em Seia. De Fausto Neves recebi informação do Concurso Internacional de Música Cidade de Almada. Jeanette dos Santos, de Oliveira do Hospital, comprou "Canta Portugal".

 

TOPO

09 de janeiro

Meloteca, Memória da Música. Carla Senra, da Maia, adquiriu "Jogos de Copos", "Tocando Instrumentos" e "Adivinhas Musicais". A Meloteca iniciará intencionalmente a atividade a 20 de janeiro, dia da morte de Armando Leça, compositor e folclorista gaiense, e do nascimento de Jorge Peixinho, figura cimeira da música contemporânea em Portugal.

 

TOPO

08 de janeiro

A Teresa, o Gonçalo e eu fomos ao Mosteiro de Santa Escolástica, em Roriz, onde assistimos ao concerto tocado e comentado por Nuno Mimoso (positivo de 5 registos Bernard Pels, de Herselt. Por sugestão da Educoach, inscrevi-me no Concurso Montepio Acredita Portugal. Através do Facebook, Cipriano Castro, presidente da Junta de Freguesia de Avintes, desejou as maiores felicidades à Meloteca Associação Cultural Educativa. Reutilizando, fiz 10 maracas transparentes, com sementes de girassol, feijão preto, couve, anona, milho traçado.

 

TOPO

07 de janeiro

Foi melhorada a página de Efemérides Musicais de Portugal e preparados vasos para o Banco de Plantas da Meloteca. Realizada a primeira assembleia geral da Meloteca, estão os órgãos sociais constituídos. Na próxima semana serão entregues nas Finanças os documentos necessários para iniciar a atividade.

 

TOPO

06 de janeiro

Foi melhorado e aumentado o Álbum Enciclopédico de Músicos Portugueses começados por B e D. Recorde de utilizadores num só dia na Meloteca: 2870.

 

TOPO

05 de janeiro

Recorde de visualizações diárias em 2017: 4410 no dia 05 de janeiro. Às 18:26 havia na Meloteca visitas da Austrália, Índia, Brasil, Estados Unidos e vários países da Europa. Às 22:02 havia 22 visitas na página de canções de janeiras, e 42 em toda a Meloteca. Recebi pedidos de divulgação do 19º Festival Norte Dança 2017 e Rancho Folclórico da Casa do Povo da Manhouce, entre outros. Compus uma canção para crianças:
Cai a neve fria,
e a gente se arrepia.
Cai a neve branca.
Cuidado, não fiques manca.
Brilha o sol quente
e eu fico mais contente.
Sopra o vento norte
e tomba o menos forte.
Cai uma bolota
e bate na minha bota.
Cai forte o granizo.
Abriga-te, tem juizo.

António José Ferreira

 

TOPO

04 de janeiro

Christopher Bochmann e Ângela Lopes, compositores, aceitaram dar entrevista à Meloteca, que será publicada neste ano. Pretendo divulgar assim a obra de pessoas que, em diferentes áreas, dedicam a vida à música e à humanidade. Frei Acílio Mendes, compositor da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos enviou 27 cânticos, que já estão publicados na Meloteca. Na Rua da Corredoura, 113, 2º D, Avintes, teve hoje lugar a primeira Assembleia Geral da Meloteca Associação Cultural Educativa.

 

TOPO

03 de janeiro

Jorge Chaminé, barítono franco-português nascido no Porto, aceitou dar uma entrevista à Meloteca, o que muito nos honra. Começo a pensar que as entrevistas poderão ser um dos maiores contributos da Meloteca para 2017. Da professora Irene Aleixo, do Colégio Militar, recebi a encomenda de "Reis e Janeiras". A Meloteca celebrou Ângela Lopes, compositora e professora que faz hoje 45 anos. Frei Acílio Mendes, frade capuchinho, compositor, enviou 27 cânticos que publicarei na secção sacra da Meloteca.

TOPO

02 de janeiro 

Cândido Lima dará a entrevista que solicitei e esperamos publicar em abril. Recebi de Sérgio Fernandes uma encomenda de 12 livros e concluí resposta a outras 5 encomendas de 21 livros atrasadas. Divulguei o concerto a decorrer no dia 08 de janeiro na Capela do Mosteiro Beneditino de Santa Escolástica, Roriz, Santo Tirso, que tem na Meloteca apoio à divulgação.

 

TOPO

01 de janeiro

Divulguei nas redes sociais 6 fotografias de ensaio do concerto dado por Cândido Lima no Rivoli, no dia 16 de dezembro de 2016, fotografias que o compositor enviou e serão colocadas na respetiva página biográfica. Criei no portal a página de Efemérides musicais de Portugal, que pretendo seja uma importante página colaborativa.

 

TOPO

Diário Meloteca

A criação de um diário público da Meloteca pode importante ser para a história da Associação e dos vários projetos relacionados com o portal, mesmo que apresente apenas algumas atividades realizadas em cada dia.

António José Ferreira, 02 de janeiro de 2017

TOPO