MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Sobre nós
PRINCIPAL
Cantores
Afinadores
Instrumentistas
Bailarinos

 

DIÁRIO MELOTECA 2017

23 de março

O repositório de notícias sobre a atividade organística em Portugal é um serviço público da Meloteca pela preservação de um património riquíssimo, mantendo acessível informação que, em muitos casos, se perderia ou seria inacessível. Foi submetida a candidatura do "Jardim da Música" ao PAAC.

TOPO

22 de março

Uma conversa por acaso levou-me à (re)construção do projeto "Música adaptada vai ao domicílio". Um projeto inovador enquadrável em candidaturas como a "Capacitação para o Investimento Social". Consiste em levar música a crianças (jovens, adultos e idosos) com necessidades especiais. Não ostenta a etiqueta de Musicoterapia porque não se pretende científica nem terapêutica. É diversão musical adaptada à pessoa com deficiência ou atraso, para o seu desenvolvimento e bem estar. Tem a particularidade de contar com o apoio da família e de deixar na família estratégias que ela poderá usar na ausência do professor/músico. Existe um método baseado em 15 anos de trabalho que pode ser a base para a capacitação de professores e técnicos. Com parceiros que já têm forte presença na Educação em Portugal, a Meloteca pode formar professores e formadores e criar uma rede com uma identidade própria em "música adaptada".

Página nova com notícia de dois novos órgãos no Seminário Conciliar de Braga.

TOPO

21 de março

Início da divulgação da oficina de música no Piaget. Ao aproximar-se dos 15 anos, a Meloteca está a refocar o seu papel. Parece certo que para a sua sustentabilidade exige uma componente de negócio, de verdadeiras parcerias e de trabalho em rede. Havendo propostas que se enquadrem, vai candidatar-se aos programas de apoio e financiamento nacionais e internacionais que lhe interessem. O sítio da música será um espaço enciclopédico mais competente racionalizando o tempo e as opções.

TOPO

20 de março

Reformulação da página "Jardim".

 

TOPO

19 de março

Conclusão do caminho lateral de acesso à Meloteca. Envio da ficha da formação "Ritmos para o sucesso: música para o desenvolvimento e a inclusão na escola" à ESE Jean Piaget.

TOPO

18 de março

Foi submetida a candidatura do "Jardim da Música" ao Prémio Nacional Indústrias Criativas. Houve encontro de sócios na Meloteca para abordar diversos assuntos relacionados com o futuro próximo da Associação.

TOPO

17 de março

Presença de consultores da QB Consulting na Meloteca para preparação da candidatura ao Turismo Acessível. Preparação de "Ritmos para o Sucesso", formação creditada a submeter ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

TOPO

16 de março

Pesquisando no Google por temas musicais da pintura, em Inglês, em grande parte deles aparece a Meloteca na primeira página.

TOPO

15 de março

A Meloteca reuniu com Orquídea Campos, diretora da ESE Jean Piaget de Gaia e coordenadora do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Em reunião muito produtiva decidimos fazer um protocolo que beneficiará ambas as entidades. Foi agendada uma formação gratuita de 3 horas na ESE Jean Piaget de Gulpilhares no dia 22 de abril subordinada ao temo "Ritmos para o Sucesso", com exposição e venda das edições Meloteca. Será dada por António José Ferreira uma formação creditada de 25 horas que decorrerá em Gulpilhares depois de submetida ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Braga).

Instituto Piaget

TOPO

14 de março

- Diz-me, castanha,
quem te assou?
- Foi um menino
que me apanhou.
No forno quente
me colocou
e do seu forno
me retirou.

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 9 10!

(Brincadeira cantada)

Às 22:06 havia na Meloteca 41 utilizadores ativos na Meloteca.

TOPO

13 de março

O Google+ é a chave da estratégia do Google para as empresas. Estando a Meloteca no Google+, o respetivo motor de busca tem maior perceção do interesse que as pessoas têm pela Meloteca. Dezenas de seguidores no Google+ valem mais do que centenas em outras redes sociais. Depois de partilhar uma página sobre determinado assunto, passado pouco tempo já consigo encontrá-lo no motor de busca e daí aceder à página.

TOPO

12 de março

A Meloteca foi pioneira a utilizar o termo "Musicoturismo", que engloba um conjunto de páginas criadas (algumas) antes de 2007. Neste momento estudamos a hipótese de esse conjunto de páginas se candidatar a fundos que permitam divulgar em Português e Inglês roteiros musicoturísticos para pessoas adoram viagens, música e arte. Em dia de domingo, a Meloteca registou 3225 visualizações de página.

TOPO

11 de março

A gestão das redes Meloteca deve ser cada vez mais inteligente e profissional de modo a evitar perdas de tempo e dispersão de recursos.

TOPO

10 de março

Reuniões em Coimbra (com Educoach, ATB e consultores), de manhã, e com a Comissão Social da Freguesia de Avintes, à tarde. É certo que o projeto Meloteca enquadra-se no Turismo Acessível.

TOPO

09 de março

Criação de música para o 1º ano de escolaridade.

 

TOPO

 

08 de março

A UAEEM da EB2/3 de Vilar de Andorinho vai realizar com as suas crianças portadoras de deficiência atividades na Meloteca no final do mês.

 

TOPO

07 de março

Com o apoio de João Baptista e da Associação Tempos Brilhantes, 07 de março de 2017 marca o início de uma nova fase na comunicação da Meloteca com uma gestão profissional das suas redes. Resultado da página oficial da Meloteca no Like Alizer: 76%. Contactos com "O Som do Algodão".

 

TOPO

06 de março

Revisão de páginas de Educação.

 

TOPO

05 de março

A preparar candidaturas à DRCN e Turismo Acessível.

 

TOPO

04 de março

Atualização da página de ligações musicais na Meloteca. Agendamento de reunião em Coimbra para sexta, dia 10.

TOPO

03 de março

A Doutora Orquídea Campos, diretora da Escola Superior de Educação Jean Piaget (Arcozelo) mostrou todo o interesse em que eu dê uma oficina de música na Instituição, fazendo, ao mesmo tempo, uma Feira do Livro Meloteca e exposição de instrumentos reutilizados. Farei também uma formação creditada em datas a marcar. O presidente da direção e a presidente do concelho fiscal da Meloteca estiveram na palestra interativa "Cooperar para Inovar e Desenvolver. Trabalho Associativo em Rede", organização da Onda Verde e Junta de Freguesia de Avintes.

TOPO

02 de março

O Programa de Apoios aos Agentes Culturais (DRCN) implica uma calendarização ao longo deste ano, em torno de quatro áreas:

1- Edição;
2 - Formação;
3 – Criação /Produção;
4 – Programação/Difusão.

O projeto pode ter componentes de todas as áreas, tendo mesmo vantagens em ser interdisciplinar.

Submeti a resposta ao inquérito "Posicionamento das entidades artísticas no âmbito da revisão do modelo de apoio às artes".

TOPO

01 de março

Uma escola superior de educação (no âmbito de mestrado em educação pré-escolar) manifestou hoje todo o interesse em dialogar com a Meloteca sobre a possibilidade de formação e de organização de uma feira de recursos Meloteca nas instalações da Instituição. Além de formação que pode ser dada nas instituições, a sede da Meloteca será também um espaço ótimo para oficinas em que a música terá uma relação privilegiada com a natureza, a reciclagem, a experimentação sonora e a criação. De Lisboa, um telefonema pretendia orçamento de coreografia.

TOPO

28 de fevereiro

A Egitana Musical, www.egitana.pt, atualizou os seus dados na Meloteca. Criada a 25 de Abril de 1974 na cidade da Guarda, a Egitana Musical é uma loja que se dedica ao comércio e distribuição de instrumentos musicais, som e luzes profissionais.

TOPO

27 de fevereiro

Tiago Oliveira e duas colegas de Crestuma adquiriram oito livros das edições Meloteca. O presidente da Assembleia, Manuel Pereira, considerou excelente a evolução do plano das Férias Criativas.

TOPO

26 de fevereiro

Foi plantada relva que vai melhoar as condições para as crianças brincarem nas Férias Criativas e outros eventos.

TOPO

25 de fevereiro

Teve início do arranjo do caminho lateral de acesso à Meloteca.

TOPO

24 de fevereiro

A Meloteca teve, com a Educoach, no Candal Park, uma reunião extremamente importante para a área da comunicação. Agendamento de visitas à Meloteca para segunda à tarde.

TOPO

23 de fevereiro

Requalificação do espaço Meloteca para as Férias Criativas e outras atividades com crianças.

TOPO

22 de fevereiro

Ana Rita Paula, de Alfândega da Fé, adquiriu "Sugestões de Canto para o Ano A".

TOPO

21 de fevereiro

Houve na Meloteca reunião multidisciplinar (arquitetura, paisagismo, educação, inovação), com Educoach e ATB para preparar as Férias Criativas e outros projetos, de modo tornar o espaço existente mais acessível, funcional e seguro para as crianças. Criei a página de canções dos Açores.

 

TOPO

20 de fevereiro

Enviei encomendas para Aveiro e Maia.

TOPO

19 de fevereiro

Fiz trabalhos de jardinagem na Meloteca para as "Férias Criativas", organizei pedras de altura definida e fiz experiências musicais no ar e na água.

 

TOPO

18 de fevereiro

Foi submetida a candidatura das "Férias Criativas" ao BPI Solidário, com assessoria da Educoach. Fiz trabalhos de Jardinagem na Meloteca. Atualizei a biografia e catálogo de obras de Christopher Bochmann. "Encontrar quem ajude ou com quem trocar materiais/serviços é uma forma de construir projectos." (Pedro Gomes, Educoach)

TOPO

17 de fevereiro

Reunião da Direção da Meloteca.

"O programa está bastante atractivo e é inovador nesta diferentes abordagens que me indicou:

- Programa de expressão musical Bichinho da Musica como linha condutora do espaço Meloteca.

- Atividades que desenvolvem as criança (cidadania participativa, criatividade, comunicação, colaboração etc).

- O espaço físico que permite atividades ao ar livre, contacto com o ambiente/natureza e com o património local

- 0 envolvimento da comunidade (refeições por IPSS local, ligação à junta de freguesia e comissão social, considerar jovens voluntários estudantes da escola secundaria local etc.)"

Elizabete Eufémia, diretora pedagógica da ATB, sobre o plano de "Férias Criativas".

TOPO

16 de fevereiro

Reuniões com a Educoach no Candal Park, Gaia, e com a Junta de Freguesia de Avintes. Na última semana, as três publicações com maior alcance no Facebook atingiram 11 370 pessoas, sendo que dez publicações alcançaram juntas 20 600 pessoas.

Que horas são?
Horas de comer o pão.

Dez e um,
horas de comer atum.

Dez e dois,
horas de comer rissóis.

Dez e três,
horas do alho francês.

Dez e quatro,
horas de provar o pato.

Dez e cinco,
hora de comer como o pinto.

Dez e seis,
hora de comer pastéis.

Dez e sete,
horas de comer esparquete.

Dez e oito,
horas de comer biscoito.

Dez e nove,
horas de provar a couve.

Dez e dez,
horas de comer no chinês.

Rimas para aprender e brincar

António José Ferreira

 

TOPO

15 de fevereiro

Atualização gráfica das páginas "Roteiro Musical".

TOPO

14 de fevereiro

Agendamento de reuniões com Educoach, ATB e o Presidente da Junta de Freguesia de Avintes, Cipriano Castro. Elaboração do plano de Férias Criativas.

TOPO

13 de fevereiro

Está em curso a preparação de "Ciência Divertida", um dos tipos de atividade das "Férias Criativas".

Ciência Divertida

TOPO

12 de fevereiro

Nasceram na Meloteca dois porquinhos da Índia. Está em curso a preparação dos "Ecojogos", um dos tipos de atividade das "Férias Criativas".

Ecojogos

TOPO

11 de fevereiro

Transplantei numerosas ervas aromáticas. Inseri artigo "Como é que os neurónios se organizam quando aprendemos a tocar?". A página "A Música no desenvolvimento da criança" teve mais de 80 gostos no portal da Meloteca.

 

TOPO

10 de fevereiro

Com o AddThis, sugerido pelo Vítor Cardoso, a Meloteca dá um grande passo em termos de partilha. Agora é muito mais simples partilhar em numerosas redes sociais, imprimir páginas, convertê-las para PDF, adicionar aos favoritos, corrigir erros de código. O Rancho Folclórico de Vila Franca do Campo, Mafra, apoiou a atualização da secção de folclore da Meloteca.

 

TOPO

09 de fevereiro

Anabela Rodrigues, de Lisboa, adquiriu "Musicoterapia", "Música Especial", "Música no Jardim", "Canta o Jardim", "Canções para as ocasiões", "Canto na Pré", "Canto na Escola" e "Músicas medievais". Carla Senra, da Maia, adquiriu "O Som do Português". O projeto PeMUSE pode ser muito importante para o sucesso escolar e ter implantação nacional já no próximo ano letivo. De Carlos Pinto da Costa recebi a informação de que a Phonedition Records, que constava das editoras portuguesas na Meloteca, já não se encontra em atividade. José Galvão, autor de canal de vídeos de música, propôs-me parceria.

TOPO

08 de fevereiro

Publiquei imagens de gestos rítmicos na página "Jogos rítmicos em pares".

 

TOPO

07 de fevereiro

Leonor Mêna, do Funchal, adquiriu "Jogos de palmas". Tiago Hora enviou biografias e informações, suas e de Joaquim Simões da Hora. Criei a página "Tiago Hora". O Bruno ofereceu 4 porquinhos da Índia para a Meloteca.

 

TOPO

06 de fevereiro

Telefonema de uma mãe de Coimbra é sinal do que a Meloteca tem muito a ganhar com a aposta de divulgação junto das associações de pais. A publicação no Facebook "Jogos de palmas" já alcançou 2 600 pessoas. Criei a página "Canções de Aniversário", uma das atividades previstas para os aniversários na Meloteca.

TOPO

 

TOPO

05 de fevereiro

As publicações na página oficial da Meloteca no Facebook alcançaram ontem mais de 6 600 pessoas. Criei a página "Aniversário na Meloteca". Carla Senra, da Maia, adquiriu "Jogos de palmas".

TOPO

04 de fevereiro

Reuni na Meloteca com Jorge Bastos e Elizabete Eufémia, da Associação Tempos Brilhantes, para acertarmos aspetos para as férias criativas entre junho e setembro, de modo a termos uma proposta diferenciadora. Uma arquiteta paisagista verá o espaço e dará orientações para melhoramentos de curto prazo. Neste momento existem na Meloteca os seguintes frutos: araçá, tamarilho, clementina, encore, limão comum, limão sul-africano, laranja Baía. Criei a página "Bichinho da Música". Em três horas alcançou 1000 pessoas.

 

TOPO

03 de fevereiro

Atualizei no portal o mapa com itinerário para a Meloteca. Morreu o P.e Augusto Frade, vogal do Serviço Nacional de Música Sacra e compositor para a liturgia.

Mapa da Meloteca em Avintes

TOPO

02 de fevereiro

Da School of Culture and Communication, The University of Melbourne, Austrália, recebi um pedido de mais informações de um historiador de arte sobre uma pintura de Nicola Monare sobre Santa Cecília.

 

TOPO

01 de fevereiro

Escrevi e criei as páginas "Música, exploração e imitação no Jardim de Infância" e "Música Aquática". A página de música e experimentação com água, com oficina a apresentar na escola e nas "Férias Criativas", teve 8 gostos em 17 minutos.

 

TOPO

31 de janeiro

No Pinterest, catálogo mundial de ideias, a Meloteca tem 310 álbuns e 2 277 seguidores. Continua a preparação das "Férias Criativas" e foram dados passos para candidaturas a apoios e financiamentos. Publicação com maior alcance do dia: Raquel Camarinha na final dos Óscares da música clássica, 3 289 pessoas alcançadas, 66 gostos e 11 partilhas em 23 horas.

Férias Criativas

TOPO

30 de janeiro

A organização Torrance Center Portugal e a Meloteca Associação Cultural Educativa agendaram reunião na sede da Meloteca em vista de parceria nas Férias Criativas e outros projetos.

TOPO

29 de janeiro

Em todas as páginas da Meloteca foi atualizada a ligação ao LinkedIn, rede em que a Meloteca tem neste momento 4039 conexões de 1º grau e 944 624 conexões de 2º grau.

 

TOPO

28 de janeiro

Criei na Meloteca novas páginas: "A música que veio da matemática", "Educação musical pode melhorar capacidades linguísticas" e "Marquesa de Cadaval - Uma vida de cultura". Ultimei a proposta "Férias Criativas" e transplantei ervas aromáticas na sede da Meloteca.

 

TOPO

27 de janeiro

A Meloteca esteve hoje numa importantíssima reunião em Coimbra com a Educoach, a Associação Tempos Brilhantes, a Skillent , a Criatividade e o Movimento Transformers.

 

TOPO

26 de janeiro

Publiquei na Meloteca os Responsórios de São Vicente de Paulo, de Frei José Marques da Silva, 203 páginas, no âmbito do projeto Musarca e dos 400 anos do carisma vicentino (fundação da Congregação da Missão).

TOPO

25 de janeiro

No âmbito da Musarca, publiquei as Matinas de São Vicente de Paulo, de Frei José Marques e Silva, celebrando os 400 anos de carisma vicentino (25 de janeiro de 1617), e outras quatro obras que podem ser consultadas e descarregadas. Adicionei à Meloteca um estudo científico sobre os violinos Stradivarius.

 

TOPO

24 de janeiro

Criei três novas páginas com biografias dos músicos já falecidos Vítor Roque Amaro, Bernardo Sassetti e Pedro Osório. Recebi mensagem da Embaixada da Estónia no contexto dos 55 anos do Coro de Câmara de Tallin.

 

TOPO

23 de janeiro

Com o apoio da Associação Tempos Brilhantes estou a trabalhar numa proposta de "Férias Criativas" para enviar a câmaras, escolas e IPSS.

TOPO

22 de janeiro

Lancei o projeto MUSARCA, arca de documentação digital de Música e Dança. Nos primeiros 30 minutos foram alcançadas 1000 pessoas no Facebook, em 20 horas a publicação chegou a 6000 leitores.

 

TOPO

21 de janeiro

Criei a página biográfica de José Fontes Rocha, guitarrista.

 

TOPO

20 de janeiro

Criei a página "João Balula Cid", pianista falecido no dia 17 de janeiro, vítima de cancro, aos 59 anos. Dei início à atividade da Meloteca Associação Cultural Educativa nas Finanças em Gaia.

TOPO

19 de janeiro

Criei a página "Violino e viola menos cansativos", sobre técnica desenvolvida por investigadores do Porto e de Évora divulgada recentemente pelo SAPO 24/Lusa, e as biografias de Arlindo de Carvalho e Joaquim Luís Gomes.

Violino

TOPO

18 de janeiro

Editei nas redes sociais o projeto "Banco de Plantas" por forma a criar-se na Meloteca uma vasta coleção de pequenas plantas, fomentar em Avintes o gosto pela floricultura e promover a hortoterapia.

 

TOPO

17 de janeiro

Tiago Hora, produtor e musicólogo, autor do livro “Joaquim Simões da Hora: Intérprete, Pedagogo e Divulgador” (Edições Colibri, 2015), dará uma entrevista à Meloteca, sobre a sua carreira e sobre a vida e obra do grande organista português. A publicação "Treina o teu cérebro, aprende um instrumento" registou já mais de 3578 pessoas alcançadas, 35 partilhas e 34 gosto/adoro, num dia.

 

TOPO

16 de janeiro

Na sequência de contacto de Maria Rosa Costa, do Grupo Coral dos Professores do Porto, ocorreu-me que na sede da Meloteca pode haver uma proposta para convívios de coros.

 

TOPO

15 de janeiro

Estou a organizar com afinco instrumentos, brinquedos e atividades para as Férias Criativas da Meloteca. Com os órgãos sociais da Meloteca tratei de aspetos importantes para o futuro da Associação.

 

TOPO

14 de janeiro

O primeiro cartaz sobre Férias Criativas na Meloteca já ultrapassou as 2395 pessoas alcançadas. Estou a preparar com a ATB e a Educoach pacotes de férias para crianças entre junho e setembro. "Orquestra da Reúsa", "Corrida de carro de pedais", "Banho divertido", "Torneio de Matrecos", "Frutália: alimentação saudável" e "Música Aquática" e "Arte na paisagem" são algumas das atividades.

 

TOPO

13 de janeiro

Estou a tratar de preencher a Ficha de Projecto do Mecenato Cultural e logo que seja possível vou pedir a declaração de utilidade pública para que a Meloteca possa beneficiar da atribuição de 0,5% do IRS liquidado. Tive reunião com Pedro Gomes, da Educoach, e Bruno Alves, da Associação Tempos Brilhantes, para abordar diversas questões administrativas e projetos da Meloteca.

 

 

TOPO

12 de janeiro

Revi a página "Aprender Inglês a cantar" e fotografei mais 14 instrumentos reutilizados para publicar na Meloteca na EB1 do Freixieiro. Com os baldes de plástico transparentes que a frutaria Frutas e Sabores oferece estou a organizar todos os pequenos instrumentos, brinquedos para crianças e outros objetos que vão ser importantes para a Meloteca já este ano. Já existem 40.

 

TOPO

11 de janeiro

Dulce Silva, de Leiria, adquiriu "Canto na Pré", "Música para bebés", "Música no Jardim", "Música Criativa" e "Músicos do Riso". Acrescentei 14 novos ecoinstrumentos a uma página criada ontem, com fotografias feitas na EB1 do Freixieiro. Preenchi parte do formulário do concurso Montepio Acredita Portugal, com três ideias de negócio: "Jardim da Música", "Férias Criativas para Crianças" e "Meloteca Edições e Serviços Musicais".

 

TOPO

10 de janeiro

Criei uma página dedicada à pianista portuense Maria José Morais (1953-2016), após o envio da biografia e fotos pela sua filha, Susana Stoyanova. Recebi várias mensagens de bandas interessadas em tocar em Agosto em Seia. De Fausto Neves recebi informação do Concurso Internacional de Música Cidade de Almada. Jeanette dos Santos, de Oliveira do Hospital, comprou "Canta Portugal".

 

TOPO

09 de janeiro

Meloteca, Memória da Música. Carla Senra, da Maia, adquiriu "Jogos de Copos", "Tocando Instrumentos" e "Adivinhas Musicais". A Meloteca iniciará intencionalmente a atividade a 20 de janeiro, dia da morte de Armando Leça, compositor e folclorista gaiense, e do nascimento de Jorge Peixinho, figura cimeira da música contemporânea em Portugal.

 

TOPO

08 de janeiro

A Teresa, o Gonçalo e eu fomos ao Mosteiro de Santa Escolástica, em Roriz, onde assistimos ao concerto tocado e comentado por Nuno Mimoso (positivo de 5 registos Bernard Pels, de Herselt. Por sugestão da Educoach, inscrevi-me no Concurso Montepio Acredita Portugal. Através do Facebook, Cipriano Castro, presidente da Junta de Freguesia de Avintes, desejou as maiores felicidades à Meloteca Associação Cultural Educativa. Reutilizando, fiz 10 maracas transparentes, com sementes de girassol, feijão preto, couve, anona, milho traçado.

 

TOPO

07 de janeiro

Foi melhorada a página de Efemérides Musicais de Portugal e preparados vasos para o Banco de Plantas da Meloteca. Realizada a primeira assembleia geral da Meloteca, estão os órgãos sociais constituídos. Na próxima semana serão entregues nas Finanças os documentos necessários para iniciar a atividade.

 

TOPO

06 de janeiro

Foi melhorado e aumentado o Álbum Enciclopédico de Músicos Portugueses começados por B e D. Recorde de utilizadores num só dia na Meloteca: 2870.

 

TOPO

05 de janeiro

Recorde de visualizações diárias em 2017: 4410 no dia 05 de janeiro. Às 18:26 havia na Meloteca visitas da Austrália, Índia, Brasil, Estados Unidos e vários países da Europa. Às 22:02 havia 22 visitas na página de canções de janeiras, e 42 em toda a Meloteca. Recebi pedidos de divulgação do 19º Festival Norte Dança 2017 e Rancho Folclórico da Casa do Povo da Manhouce, entre outros. Compus uma canção para crianças:
Cai a neve fria,
e a gente se arrepia.
Cai a neve branca.
Cuidado, não fiques manca.
Brilha o sol quente
e eu fico mais contente.
Sopra o vento norte
e tomba o menos forte.
Cai uma bolota
e bate na minha bota.
Cai forte o granizo.
Abriga-te, tem juizo.

António José Ferreira

 

TOPO

04 de janeiro

Christopher Bochmann e Ângela Lopes, compositores, aceitaram dar entrevista à Meloteca, que será publicada neste ano. Pretendo divulgar assim a obra de pessoas que, em diferentes áreas, dedicam a vida à música e à humanidade. Frei Acílio Mendes, compositor da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos enviou 27 cânticos, que já estão publicados na Meloteca. Na Rua da Corredoura, 113, 2º D, Avintes, teve hoje lugar a primeira Assembleia Geral da Meloteca Associação Cultural Educativa.

 

TOPO

03 de janeiro

Jorge Chaminé, barítono franco-português nascido no Porto, aceitou dar uma entrevista à Meloteca, o que muito nos honra. Começo a pensar que as entrevistas poderão ser um dos maiores contributos da Meloteca para 2017. Da professora Irene Aleixo, do Colégio Militar, recebi a encomenda de "Reis e Janeiras". A Meloteca celebrou Ângela Lopes, compositora e professora que faz hoje 45 anos. Frei Acílio Mendes, frade capuchinho, compositor, enviou 27 cânticos que publicarei na secção sacra da Meloteca.

TOPO

02 de janeiro 

Cândido Lima dará a entrevista que solicitei e esperamos publicar em abril. Recebi de Sérgio Fernandes uma encomenda de 12 livros e concluí resposta a outras 5 encomendas de 21 livros atrasadas. Divulguei o concerto a decorrer no dia 08 de janeiro na Capela do Mosteiro Beneditino de Santa Escolástica, Roriz, Santo Tirso, que tem na Meloteca apoio à divulgação.

 

TOPO

01 de janeiro

Divulguei nas redes sociais 6 fotografias de ensaio do concerto dado por Cândido Lima no Rivoli, no dia 16 de dezembro de 2016, fotografias que o compositor enviou e serão colocadas na respetiva página biográfica. Criei no portal a página de Efemérides musicais de Portugal, que pretendo seja uma importante página colaborativa.

 

TOPO

Diário Meloteca

A criação de um diário público da Meloteca pode importante ser para a história da Associação e dos vários projetos relacionados com o portal, mesmo que apresente apenas algumas atividades realizadas em cada dia.

António José Ferreira, 02 de janeiro de 2017

TOPO