MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Livraria
PRINCIPAL
Loja Meloteca
Loja Meloteca
Loja Meloteca
Loja Meloteca

 

 

Destrava a língua

TRAVA-LÍNGUAS

68 trava-línguas úteis para melhorar a dicção em crianças e adultos.

4€

APRESENTAÇÃO

Elementos orais da cultura popular, os trava-línguas são frases e jogos de difícil articulação, e a sua prática remonta a centenas e milhares de anos. A existência de sucessivos sons semelhantes obriga a movimentos sucessivos da língua que aperfeiçoam a dicção e melhoram a leitura oral, individualmente e em grupo: dai o título deste caderno “Destrava a língua”.

Podem ser utilizados como jogo entre amigos e ter um papel interessante no contexto das AEC, desenvolvendo as noções de ritmo e de andamento, e contribuindo para a vivência de cânones rítmicos. Também pode ser interessantes na utilização rítmica de certas consoantes.

É a dificuldade de dizer sem errar que torna os trava-línguas aliciantes, com a sua carga de competição e de vitória. Um andamento lento é importante para as crianças ganharem gosto pelos trava-línguas sem desistirem perante as dificuldades. O grau de dificuldade deve ter em conta a faixa etária e as características dos grupos de crianças.

Há trava-línguas bastante acessíveis, como “A Graça disse à Graça uma graça que não teve graça”. Este, por exemplo, joga com o diferente sentido das palavras, e permite explorar outros aspectos da Língua Portuguesa. Além disso, permite a acumulação progressiva, supressão ou substituição de vocábulos.

Há trava-línguas que são muito difíceis para os próprios adultos, e a sua prática pode ajudá-los também a melhorar a dicção.

A temática, em certos casos, pode ser seleccionada de acordo com a época do ano, como “Descasca a castanha”, para o Outono e o São Martinho, ou “Um ninho de mafagafos” para a Primavera.

Destrava a Língua pretende contribuir para o gosto da Música e da musicalidade, da Língua e da Leitura.

António José Ferreira

BIBLIOGRAFIA EXISTENTE
Jacqueline Heylen. Parlenda, riqueza folclórica; base para a educação e iniciação à música. 2ª ed. São Paulo, Editora HUCITEC, 1991.
TOPO
Procedimentos

Se quiser receber materiais em casa, faça a encomenda dizendo o que pretende. Clique para ver o IBAN e proceda à transferência bancária. Envie a morada, NIF e comprovativo da transferência. Quando aplicável, receberá os MIDI via Dropbox. Os preços já incluem portes de correio.

Quem pretender analisar os materiais da LIVRARIA, incluindo alguns pequenos instrumentos, pode fazê-lo de acordo com o seu horário, após marcação, na Meloteca, Rua Central de Campos, 1086 4430-787 AVINTES V.N. GAIA (Tlm. 962 942 759). Num espaço ajardinado com mais de 70 espécies de árvores e arbustos de fruto, com flores e ervas aromáticas, há instrumentos musicais surpreendentes e possibilidades de experimentação para crianças e adultos.

Correio electrónicoCorreio: meloteca@meloteca.com

TOPO

MAPA

Mapa da Meloteca em Avintes

Meloteca Associação Cultural Educativa
Rua Central de Campos, 1086
4430-787 AVINTES VNG

A cerca de 300 metros do Zoo Santo Inácio, muito próximo de praia fluvial do rio Douro, da Meloteca chega-se a pé ao Parque Biológico de Gaia em 20 minutos.

PDFVeja em PDF

TOPO