MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Livraria
PRINCIPAL
Loja Meloteca
Loja Meloteca
Loja Meloteca
Loja Meloteca

 

 

Onomatopeias

ONOMATOPEIAS PARA O 1º CICLO

Onomatopeias e verbos onomatopaicos de animais, instrumentos musicais e outros sons. 32 páginas A5.

4€

APRESENTAÇÃO

Com origem no Grego (onomato+poeia ), "onomatopeia" é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra.

As onomatopeias podem dividir-se em "puras", ou puramente fonéticas, ou vocabulizadas (lexicalizadas). São "puras" quando não são palavras mas tentativas gráficas de reproduzir sons - às vezes formadas por consoantes apenas (Zzzzz). São fáceis de pronunciar, mas difíceis de representar com rigor. Algumas onomatopeias puras dão origem a onomatopeias vocabulizadas (verbos, substantivos): mu > mugir. Quase todas as onomatopeias puras são passíveis de lexicalização, bastando para isso antepor um artigo: o tique-taque, por exemplo.

Ruídos naturais ou artificiais, gritos humanos, gemidos, cantos de pássaros, sons de instrumentos musicais, barulhos mecânicos incluem-se no âmbito das onomatopeias. A imitação dos sons realizada pelas onomatopeias é aproximada e não exata.

A onomatopeia é um recurso expressivo usado na prosa e especialmente na poesia, pelo contributo melódico, harmónico e rítmico que dá à frase. As qualidades sonoras da onomatopeia podem ser reforçadas pela aliteração, isto é, repetição do mesmo som de consoante.

Tendo em conta que as onomatopeias fazem parte do programa do 1º Ciclo e que a audição e identificação de sons do meio se inserem no programa de Música, a organização e divulgação de onomatopeias e verbos onomatopaicos pode ser útil aos professores do 1º Ciclo e professores de Música nas Atividades de Enriquecimento Curricular, na criação de estórias e de poemas.

António José Ferreira

TOPO
Procedimentos

Se quiser receber materiais em casa, faça a encomenda dizendo o que pretende. Clique para ver o IBAN e proceda à transferência bancária. Envie a morada, NIF e comprovativo da transferência. Quando aplicável, receberá os MIDI via Dropbox. Os preços já incluem portes de correio.

Quem pretender analisar os materiais da LIVRARIA, incluindo alguns pequenos instrumentos, pode fazê-lo de acordo com o seu horário, após marcação, na Meloteca, Rua Central de Campos, 1086 4430-787 AVINTES V.N. GAIA (Tlm. 962 942 759). Num espaço ajardinado com mais de 70 espécies de árvores e arbustos de fruto, com flores e ervas aromáticas, há instrumentos musicais surpreendentes e possibilidades de experimentação para crianças e adultos. Quando vier ao CAMPO DA MÚSICA, traga, se for o caso, o seu filho.

Correio electrónicoCorreio: meloteca@meloteca.com

TOPO

MAPA

Mapa da Meloteca em Avintes

Meloteca Associação Cultural Educativa
Rua Central de Campos, 1086
4430-787 AVINTES VNG

A cerca de 300 metros do Zoo Santo Inácio, muito próximo de praia fluvial do rio Douro, da Meloteca chega-se a pé ao Parque Biológico de Gaia em 20 minutos.

PDFVeja em PDF

TOPO