MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInMyspaceFlickr
> Livraria
PRINCIPAL
Loja Meloteca
Loja Meloteca
Loja Meloteca
Loja Meloteca

 

 

Matemúsica

MÚSICA E MATEMÁTICA

32 páginas A5.

4€

APRESENTAÇÃO

Há várias formas de representar o ritmo. E a mais generalizada, a notação convencional, não é a mais lógica embora permita pelo estudo uma grande complexidade rítmica. Sem excluir a notação convencional, representações lógicas do ritmo são particularmente interessantes no Ensino Básico, aproximando a Música da Matemática e desenvolvendo o raciocínio mais do que a memória. Neste caderno apresento propostas de partitura gráfica baseadas no sistema de Sérgio Aschero. Com tempos de divisão binária, quadrado preenchido representa uma pulsação; quadrado dividido, a divisão da pulsação; quadrado dividido em quatro, a subdivisão. Quadrado ou parte de quadrado em branco significa pausa. Para significar a acentuação do tempo forte, pode-se escrever um retângulo na vertical; para somar pulsações ligam-se quadrados, preenchidos (sons) ou vazios (pausas).

O agrupamento "Les Percussions de Strasbourg" criou a notação que passou a chamar-se notação percrustra (Percu + Stra). O losango representa um som, e o círculo preto significa um silêncio, ou pausa. Um círculo em branco por baixo do losango signfica que é a mão direita que toca; se o círculo é preto, toca a mão esquerda. Neste caderno, a pausa é representada pelo losango vazio; quando é a mão direita a percutir, o círculo indicador de lateralidade está à direita; se é a mão esquerda ou pé esquerdo o circulozinho está à esquerda; se tocam ambas as mãos ou pés, há dois círculos. A nossa opção diverge da notação percustra. Divisão, subdivisão da pulsação e as pausas acontecem neste caderno de modo semelhante ao sistema Aschero. O espaçamento entre grupos de quatro quadrados serve para visualizar melhor.

António José Ferreira

01 novembro 2012

Procedimentos

Se quiser receber materiais em casa, faça a encomenda dizendo o que pretende. Clique para ver o IBAN e proceda à transferência bancária. Envie a morada, NIF e comprovativo da transferência. Quando aplicável, receberá os MIDI via Dropbox. Os preços já incluem portes de correio.

Quem pretender analisar os materiais da LIVRARIA, incluindo alguns pequenos instrumentos, pode fazê-lo de acordo com o seu horário, após marcação, no CAMPO DA MÚSICA, Rua Central de Campos, 1086 AVINTES V.N. GAIA (Tlm. 962 942 759). Num espaço ajardinado com mais de 70 espécies de árvores e arbustos de fruto, com flores e ervas aromáticas, há instrumentos musicais surpreendentes e possibilidades de experimentação para crianças e adultos.

Correio electrónicoCorreio: meloteca@meloteca.com

TOPO
Mapa Campo da Música
TOPO