MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Livraria
PRINCIPAL
Loja Meloteca
Loja Meloteca
Loja Meloteca
Loja Meloteca

 

 

Jogos musicais

JOGOS MUSICAIS NO 1º CICLO

Jogos para Expressão Musical, Ensino da Música nas AEC e Formação Musical em contextos diversos.

4€

APRRESENTAÇÃO

O jogo é importante nos âmbitos da Formação Musical especializada e nas Actividades de Enriquecimento Curricular, como na vida de crianças e adultos em geral.

Segundo Johan Huizinga (1938), “Jogo é uma actividade voluntária exercida dentro de determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria, e de uma consciência de ser diferente da vida quotidiana”.

Esta definição é interessante no contexto das AEC, pelo destaque da participação ativa, o carácter voluntário do jogo, a existência de objetivos e regras conhecidos de todos, a tensão/atenção e a alegria de atingir algo. A noção de tempo é fundamental na concepção e realização dos jogos pedagógicos musicais: o professor deve cuidar que o jogo dure o necessário e não mais do que isso, e que haja sempre uma preocupação de incluir todos, o que acabará por suceder com naturalidade se os jogos forem bem geridos.

O professor de Música nas AEC deve ter em conta que um jogo, para  atingir os seus objetivos, não deve ser feito apenas uma vez.  Por outro lado, as crianças têm níveis de competências diversos, valorizando sem sobrevalorizar a competitividade. Embora valorize a a boa execução e participação no jogo, deve contribuir para que as crianças joguem sem medo de errar: a experimentação tem um papel fundamental na Música.

As canções, acompanhamentos, lengalengas e obras devem ser de qualidade e ter a complexidade que estimule a descoberta da Música, sem ser tão difícil que as crianças a não entendam ou desistam.

Os jogos aqui apresentados podem ser utilizados para o professor conhecer musicalmente o grupo, para estimular a atenção e concentração, para levar à interpretação de ritmo e melodia, para desenvolver a capacidade auditiva e a criatividade.

António José Ferreira

17 Setembro 2010

Procedimentos

Se quiser receber materiais em casa, faça a encomenda dizendo o que pretende. Clique para ver o IBAN e proceda à transferência bancária. Envie a morada, NIF e comprovativo da transferência. Quando aplicável, receberá os MIDI via Dropbox. Os preços já incluem portes de correio.

Quem pretender analisar os materiais da LIVRARIA, incluindo alguns pequenos instrumentos, pode fazê-lo de acordo com o seu horário, após marcação, na Meloteca, Rua Central de Campos, 1086 4430-787 AVINTES V.N. GAIA (Tlm. 962 942 759). Num espaço ajardinado com mais de 70 espécies de árvores e arbustos de fruto, com flores e ervas aromáticas, há instrumentos musicais surpreendentes e possibilidades de experimentação para crianças e adultos.

Correio electrónicoCorreio: meloteca@meloteca.com

TOPO

MAPA

Mapa da Meloteca em Avintes

Meloteca Associação Cultural Educativa
Rua Central de Campos, 1086
4430-787 AVINTES VNG

A cerca de 300 metros do Zoo Santo Inácio, muito próximo de praia fluvial do rio Douro, da Meloteca chega-se a pé ao Parque Biológico de Gaia em 20 minutos.

PDFVeja em PDF

TOPO