MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Livraria
PRINCIPAL
Loja Meloteca
Loja Meloteca
Loja Meloteca
Loja Meloteca

 

 

Fábulas cantadas
Fábulas para recitar, cantar e representar na sala de aula.

4€

TOPO

FÁBULAS NO 1º CICLO

APRESENTAÇÃO

Fábulas cantadas, fábulas contadas, fábulas tocadas, favas contadas: a jogar se aprende especialmente no 1º Ciclo. A fábula é um género narrativo que terá nascido no Oriente e que nos apresenta animais como personagens, com lições claras para a vida humana.

No séc. VI a. C., na Grécia, Esopo desenvolveu especialmente este género. Das atitudes e diálogos, concluía-se com uma moral da estória. Alguns animais ganharam um carácter simbólico: o leão representa a força; a formiga, o trabalho; a raposa, a astúcia. Além de Esopo, o francês La Fontaine deu grande importância a este género literário, o que aconteceu também em Portugal com Sá de Miranda, Diogo Bernardes, e Bocage, entre outros.

Com acompanhamento instrumental simples, na pulsação, com ostinatos acessíveis, cantadas ou cantiladas, em estilo rap, as fábulas métricas podem ser uma estratégia muito interessante no âmbito da Expressão Musical. Além da educação para a cidadania, as fábulas em prosa, com falas testadas na sala de aula, podem ser igualmente interessantes na articulação da música com o teatro e o programa do 1º Ciclo.

António José Ferreira

01 Agosto 2011
TOPO

ÍNDICE

A cigarra e a formiga

A rã e a vitela

A raposa e as uvas

As queixas do pavão

O corvo e a raposa

O esquilo e as avelãs

O pescador e o peixinho

O pescador e o peixe

O veado e os amigos

O velho leão

O lobo e o capuchinho vermelho

Quatro breves estórias

Carochinha

Três porquinhos

TOPO

A RÃ E A VITELA

1. Uma rã, que era invejosa,
viu no campo uma vitela,
admirou o seu tamanho
e quis ser igual a ela.

2. Deixou logo o seu charquinho,
começou a engordar,
tanto era o seu desejo
de à vitela se igualar.

3. A rã perguntava às outras
se já era grande e bela,
mas estava muito longe
do tamanho da vitela.

4. Tanto a rã inchou de inveja
que um dia rebentou:
não foi uma rã feliz
nem à vaca se igualou.

TOPO
Procedimentos

Se quiser receber materiais em casa, faça a encomenda dizendo o que pretende. Clique para ver o IBAN e proceda à transferência bancária. Envie a morada, NIF e comprovativo da transferência. Quando aplicável, receberá os MIDI via Dropbox. Os preços já incluem portes de correio.

Quem pretender analisar os materiais da LIVRARIA, incluindo alguns pequenos instrumentos, pode fazê-lo de acordo com o seu horário, após marcação, na Meloteca, Rua Central de Campos, 1086 4430-787 AVINTES V.N. GAIA (Tlm. 962 942 759). Num espaço ajardinado com mais de 70 espécies de árvores e arbustos de fruto, com flores e ervas aromáticas, há instrumentos musicais surpreendentes e possibilidades de experimentação para crianças e adultos.

Correio electrónicoCorreio: meloteca@meloteca.com

TOPO

MAPA

Mapa da Meloteca em Avintes

Meloteca Associação Cultural Educativa
Rua Central de Campos, 1086
4430-787 AVINTES VNG

A cerca de 300 metros do Zoo Santo Inácio, muito próximo de praia fluvial do rio Douro, da Meloteca chega-se a pé ao Parque Biológico de Gaia em 20 minutos.

PDFVeja em PDF

TOPO