MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Livraria
PRINCIPAL
Loja Meloteca
Loja Meloteca
Loja Meloteca
Loja Meloteca

 

 

Canta a Escola

CANÇÕES PARA A ESCOLA

4€

Partituras de 35 Canções para o Ensino

APRESENTAÇÃO

As coletâneas, as de há um século como as de hoje, refletem perspetivas, convicções e valores, e muitas canções deixaram de se cantar porque a mensagem (ou a música), deixaram de corresponder à evolução da sociedade. O papel da mulher e do homem na sociedade, a relação da humanidade com o ambiente, o lugar da criança, o reconhecimento da laicidade e da separação entre Igreja e Estado mudaram muito nos últimos cinquenta anos, para não ir mais longe.

Não é nova a prática de criar versões em Português de canções tradicionais de outros países. Acontece, porém, que certos textos ultrapassados pela evolução das mentalidades continuam a cantar-se. A fábula de La Fontaine “O Pescador e o peixinho” deve ser adaptada ao séc. XXI com as suas preocupações ambientais: o pescador não deverá pescar todo o peixe, mesmo que seja pequenino, mas ter em conta a biodiversidade e a sustentabilidade das espécies. Que dizer da canção “Atirei o pau ao gato” quando incutimos nas crianças o respeito pelos animais? Ou do “O pretinho Barnabé / a saltar partiu o pé”?

O respeito pela Língua deve ser, além disso, uma preocupação fundamental quando se adapta textos a melodias – o que, aliás, se enquadra perfeitamente nos princípios curriculares do 1º Ciclo e as orientações do Ensino Básico.

As coletâneas Meloteca cuidam também da articulação com as aprendizagens do 1º Ciclo e do Ensino Básico, sabendo-se a importância que o ritmo, a melodia, a harmonia têm nas atitudes, a nível individual e colectivo, e na aprendizagem das matérias curriculares.

António José Ferreira

TOPO
Procedimentos

Se quiser receber materiais em casa, faça a encomenda dizendo o que pretende. Clique para ver o IBAN e proceda à transferência bancária. Envie a morada, NIF e comprovativo da transferência. Quando aplicável, receberá os MIDI via Dropbox. Os preços já incluem portes de correio.

Quem pretender analisar os materiais da LIVRARIA, incluindo alguns pequenos instrumentos, pode fazê-lo de acordo com o seu horário, após marcação, na Meloteca, Rua Central de Campos, 1086 4430-787 AVINTES V.N. GAIA (Tlm. 962 942 759). Num espaço ajardinado com mais de 70 espécies de árvores e arbustos de fruto, com flores e ervas aromáticas, há instrumentos musicais surpreendentes e possibilidades de experimentação para crianças e adultos.

Correio electrónicoCorreio: meloteca@meloteca.com

TOPO

MAPA

Mapa da Meloteca em Avintes

Meloteca Associação Cultural Educativa
Rua Central de Campos, 1086
4430-787 AVINTES VNG

A cerca de 300 metros do Zoo Santo Inácio, muito próximo de praia fluvial do rio Douro, da Meloteca chega-se a pé ao Parque Biológico de Gaia em 20 minutos.

PDFVeja em PDF

TOPO