MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Sítios
PRINCIPAL
Violoncelo
Voluta
Áudio
Coreto

AGRUPAMENTOS INSTRUMENTAIS

CAMERATA NOVNORTE

www.cameratanovnorte.eu

Camerata Novnorte.

Camerata NovNorte  é uma orquestra de câmara constituída por jovens instrumentistas de cordas, antigos e actuais alunos da Escola Superior de Música e Artes de Espectáculo do Porto, aos quais se juntam pontualmente alguns sopros - quando exigido pelo programa - com o intuito de representar as potencialidades das novas gerações de músicos do  Norte de Portugal.

Na preparação dos programas do agrupamento valorizam-se as capacidades técnicas individuais, colocando-as ao serviço da construção da imagem sonora e do aperfeiçoamento da expressão musical, exigidas pelas especificidades dum ensemble de dimensão reduzida.

Entre as notas características do agrupamento, salientam-se o virtuosismo - quer pelas opções do repertório, quer pela atitude interpretativa - e o cuidado com os aspectos estilísticos.

TOPO
Clarinetes Ad Libitum

www.clarinetesadlibitum.net

Clarinetes Ad Libitum.

TOPO
DOPPIO ENSEMBLE

www.doppioensemble.com

Doppio Ensemble.

Duo de Violino e Piano. Constituído em 2002 e recentemente baptizado de Doppio Ensemble, este projecto da violinista Evandra Gonçalves e da pianista Ana Queirós tem-se apresentado em salas e festivais por todo o País com um reportório vasto, abrangendo reportório desde o Barroco até aos nossos dias, com audições absolutas de obras de compositores portugueses e franceses. O Doppio Ensemble associa-se frequentemente a outros músicos para dar forma aos mais variados projectos: o Triplo Concerto de Beethoven com Jed Barahal, TriArt com o percussionista JF Lézé e áTRIO Ensemble com a flautista Sílvia Cancela são apenas alguns exemplos da versatilidade e intensa actividade destas jovens artistas portuguesas. Gravaram para a RDP Antena 2.

TOPO
Drumming - Grupo de PercussÃo

www.drumming.pt

Drumming - Grupo de Percussão.

Dir. Miquel Bernat.

TOPO
ENSEMBLE Mediterrain

www.ensemble-mediterrain.com

Ensemble Mediterrain.

O Ensemble Mediterrain nasceu por iniciativa dos membros fundadores do Trio Mediterrain, grupo de música de câmara fundado em Berlim no ano 2002 que conta na sua trajectória artística com inúmeras apresentações em salas e festivais de grande importância em países como Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Suiça, Bósnia Herzegovina, Chile, Argentina ou Brasil. (...)

TOPO
Ensemble Palhetas Duplas

www.ensemblepalhetasduplas.com

Ensemble Palhetas Duplas.

O Ensemble Palhetas Duplas foi criado em 2004 por iniciativa de Francisco Luís Vieira. Reúne antigos alunos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior, actuais alunos da Escola Superior de Música de Lisboa, da Academia Nacional Superior de Orquestra, do Instituto Piaget e alunos já diplomados pelas mesmas escolas. (...)

TOPO
Lusotango

www.lusotango.pt

Lusotango Quinteto.

TOPO
MagalhÃes & Schumann Piano Duo

www.twopianists.com

Magalhães & Schumann Piano Duo.

In the rarefied world of duo piano music, the team of Luis Magalhaes and Nina Schumann has established itself, for both audiences and critics, as one of the most outstanding. Their exemplary performances have been praised throughout North America, Europe and Africa. Indeed, in Portugal, the Jornal de Noticias, referred to the duo as "grand..they rival the mythical Labeque sisters.," while in South Africa, "Die Burger described their performance as impressive for its expressive feeling and insight". In the five years since its formation in 1999, the Magalhaes & Schumann Piano Duo has performed the world over. They met at the University of North Texas, where both were students of Vladimir Viardo, the distinguished Russian pianist. In an act that might best be described as providential, less than a year later Mr Magalhaes and Ms Schumann married. (...)

TOPO
Orquestra ClÁssica do Centro

www.orquestraclassicadocentro.org

Orquestra Clássica do Centro.

Fundada em Dezembro de 1989 como associação sem fins lucrativos. Após um longo interregno, em Outubro de 2001, relançou-se o projecto da actual orquestra, desta vez constituída em moldes profissionais e composta por 25 elementos. O seu concerto inaugural foi realizado a 13 de Dezembro de 2001, no Teatro Académico de Gil Vicente em Coimbra. É seu maestro titular desde a fundação, Virgílio Caseiro. Posteriormente o projecto da OCC foi considerado de superior interesse cultural, por sua EXª o Ministro da Cultura e como tal abrangido pela lei do Mecenato. (...)

TOPO
Orquestra de Jazz de Matosinhos

www.ojm.pt

Orquestra de Jazz de Matosinhos.

TOPO
Orquestra do Norte
Orquestra do Norte

www.orquestradonorte.com

Orquestra do Norte.

A Orquestra do Norte concretiza, desde 1992, o projecto de descentralização da cultura musical, apresentado pela Associação Norte Cultural, vencedora do primeiro concurso nacional para a criação de orquestras regionais, instituído pelo Estado Português, nesse mesmo ano. Iniciadora de um trabalho verdadeiramente pioneiro e inédito, esta orquestra tem vindo a afirmar-se no panorama da música erudita, realizando os seus concertos de norte a sul de Portugal e também noutros países, como é o caso de Espanha e de França. (...)

TOPO
Orquestra Metropolitana de Lisboa

www.oml.pt

Orquestra Metropolitana de Lisboa.

AMEC - Associação Música, Educação e Cultura. A Associação Música - Educação e Cultura é uma instituição cultural sem fins lucrativos, constituída em Março de 1992 com o objectivo de divulgar e ensinar a música clássica. É a entidade gestora de duas orquestras - a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Académica Metropolitana - e de dois estabelecimentos de ensino musical - a Academia Nacional Superior de Orquestra (nível superior) e o Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa (nível básico e secundário).

Fundada em 1992 e tutelada pela Associação Música Educação e Cultura, a Orquestra Metropolitana de Lisboa estreou-se a 10 de Junho, tendo como solista a pianista Maria João Pires, sob a direcção do maestro Miguel Graça Moura. Desde então, assegura uma intensa programação anual de concertos - incluindo repertório sinfónico, música de câmara e recitais,  num projecto inovador que associa a actividade concertística com a prática pedagógica nas suas escolas - a Academia Nacional Superior de Orquestra e o Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, consolidada através de uma ligação estreita entre a prática musical e o ensino. (...)

TOPO
Quarteto Arabesco

www.quartetoarabesco.com

Quarteto Arabesco.

O Quarteto de cordas Arabesco é um agrupamento de excelência, tanto pela experiência e maturidade musical dos seus elementos, como pelos seus objectivos em criar programas e repertório inovador. Interpreta música de todos os tempos, desde a música barroca, clássica e romântica, até ao flamenco e jazz. De forma pioneira em Portugal, tem-se dedicado à música antiga, abordando manuscritos da época à luz de tratados interpretativos históricos, usando instrumentos da época. (...)

TOPO
Quarteto em mim

www.quartetoemmim.com

Quarteto em mim.

TOPO
Quarteto Vintage

www.quartetovintage.com

Quarteto Vintage.

TOPO
SEGRÉIS DE D. DINIS

segreisddinis.com.sapo.pt

Segréis de D. Dinis.

TOPO
Orquestra do Norte
TOPO