MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Sítios
PRINCIPAL
Violoncelo
Voluta
Áudio
Coreto

SÍTIOS DE JAZZ

AndrÉ Fernandes

www.andrefernandes.com

André Fernandes. André Fernandes was born in Lisbon, Portugal, in 1976. He studied at the Lisbon Hot Club School and later at Berklee College of Music. (...)

TOPO
ANGRA JAZZ

www.angrajazz.com

AngraJazz. Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo. O Angrajazz é um festival que se realiza anualmente em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, da responsabilidade da Associação Cultural Angrajazz e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Teve a sua primeira edição em Outubro de 1999, e a partir desse ano tem ocorrido anualmente, sempre à volta do feriado de 5 de Outubro.

Tem tido um figurino de três ou quatro noites, garantindo-se sempre a presença de um grupo nacional e de um grupo local (eventualmente extra programa). Os restantes quatro ou cinco grupos têm sido de origem norte americana e europeia.

As primeiras quatro edições do Angrajazz realizaram-se no setecentista Claustro do Museu de Angra, que para o efeito emprestava a sua beleza e se transformava num espectacular clube de jazz.

A partir da edição de 2003 o festival tem lugar no novo CENTRO CULTURAL E DE CONGRESSOS DE ANGRA DO HEROÍSMO, mantendo-se o ambiente de clube de jazz, e afirmando-se como a grande festa do Jazz nos Açores. (...)

A Associação Cultural Angrajazz tem ainda levado a efeito, por altura do festival, acções de formação destinadas a bandas locais, assim como outras actividades paralelas - conferências, exposições de instrumentos, de fotografia, feiras do disco e outras.

Como resultado de algumas destas acções de formação nasce em Julho de 2002, apresentando-se pela primeira vez na quarta edição do festival, a ORQUESTRA ANGRAJAZZ, dirigida pelos músicos e professores Pedro Moreira e Claus Nymark e constituída por músicos naturais ou residentes na Ilha Terceira.

TOPO
FESTIVAL DE JAZZ DO VALADO DOS FRADES

www.jazzvalado.net

Festival de Jazz de Valado dos Frades.

TOPO
FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO Jazz

www.dourojazz.com

Festival Interbacional Douro Jazz.

TOPO
HOT CLUBE DE PORTUGAL

www.hcp.pt

Hot Clube de Portugal.

TOPO
JACC Jazz ao Centro Clube

www.jacc.pt

JACC. Jazz ao Centro Clube. O JACC - Jazz ao Centro Clube, apesar do seu curto historial (fundado em 30 de Abril de 2003), apresenta um vasto trabalho desenvolvido. Exemplo disso são os "Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra - 2003", que representaram toda a componente "Jazz" na programação da Coimbra Capital Nacional da Cultura.

Os Órgãos Sociais do JACC são, de facto, constituídos maioritariamente pelas pessoas que estiveram envolvidas directamente, desde Setembro de 2002, na criação e no desenvolvimento do projecto "Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, 2003". Este evento contou desde a primeira hora com o apoio da CMC - Câmara Municipal de Coimbra, do IPAE - Instituto das Artes e do Espectáculo e da CCNC - Coimbra Capital Nacional da Cultura, 2003, tornando-se inclusive uma das iniciativas de maior relevo, na sua vasta programação.

O sucesso desta iniciativa ultrapassou largamente as expectativas da organização, quer em termos de adesão de público, quer em termos de qualidade, tendo sido reconhecido nacional e internacionalmente por um conjunto de críticos e especialistas nesta área, ao ponto de ter sido designado por um dos melhores festivais de Jazz contemporâneo a nível mundial.

Fruto de uma vontade demonstrada, há já alguns anos, por um largo número de conimbricenses, e acima de tudo da dinâmica provocada por este evento, nasce, desta forma, a 30 de Abril em Coimbra um Clube de Jazz que associa o nome dos "Encontros" ao seu próprio nome. Na génese desta associação estiveram 41 (quarenta e um) sócios fundadores, entre os quais o Presidente e o responsável pela programação musical da Coimbra Capital Nacional da Cultura, 2003, o responsável pela programação de Jazz do Centro Cultural de Belém e Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. (...)

TOPO
JACINTA

www.jacintaportugal.com

Jacinta.

TOPO
Jazz ao Norte Lda

www.jazzaonorte.com

Jazz ao Norte Lda. A empresa "Jazz Ao Norte - Ensino, Apoio e Promoção do Jazz, LDA" pretende, como a própria insígnia indica, revelar-se a partir do Norte do país pela distinção no tratamento que merece o Jazz, tão nobre e simultaneamente popular corrente da cultura, realidade pragmática conhecida e reconhecida nos quatro cantos do Mundo. (...)

TOPO
MARIA VIANA

mariaviana.com.sapo.pt

Maria Viana.

TOPO
MÁrio Laginha

www.mariolaginha.org

Mário Laginha. Mário João Laginha dos Santos nasceu em Lisboa, no dia 25 de Abril de 1960. Da infância guarda bem a imagem do 1º piano vertical que recebeu aos 5 anos. Nessa altura começou a ter aulas particulares, nas quais o repertório clássico se misturava com valsas e modinhas pedidas pelo avô. Sonhava em ser pianista. Mas o sonho tinha momentos menos agradáveis como os recitais de sábado à tarde, exigidos pela escola, perante um plateia de familiares, amigos e professores: "Ó Mário João, vai lá tocar um bocadinho!" O problema é que, para além de pianista, o rapaz também não desdenhava vir a ser bombeiro ou médico... (...)

TOPO
MILA DORES

www.miladores.com

Mila Dores.

Mila Dores is a jazz singer; experimental musician and composer. Born on 25th of September, 1983 in Porto, Portugal, she began her music studies at the age of six having studied classical piano and singing. Mila has been learning the language of jazz from 2000. The study of traditional jazz led into exploring the avat-garde and experimental approach of the genre as well as contemporary classical music and extended vocal techniques. In parallel to the jazz studies at Leeds College of Music she explored her interest in free jazz and free improvisation. She graduated from the Leeds College of Music Jazz (BA Hons) degree in 2009 where she also studied Northen Indian Classical Music and Improvisation for three years. Over the years she studied under the mentoring of Matthew Bourne, Christophe de Bezenac, Jamil Shariff, Joel Purnell, Ian Shaw and Simon Purcell, among others.

‘With an ear towards contemporary composition and improvisation, Mila is a vocal sculptress - extending the palate of the human voice toward Berberian proportions. (…) Maria's talent and ability to apply herself to any given musical situation with versatility and ears that are WIDE open....’ (Matthew Bourne, 2001 Perrier Young Jazz Musician of the Year)

A strong reconnection with the Portuguese musical roots grew from moving to England in her early adulthood. ‘Fado’ and ‘Cantares Alentejanos’ are now a big influence in her music alongside with Jazz and Hindustani music. Mila also works as a performance artist and play writer.

TOPO
Orquestra de Jazz de Matosinhos

www.ojm.pt

TOPO
Projazz

www.projazz.pt

Projazz.

A Projazz foi fundada e iniciou a sua actividade em 1 de Janeiro de 1989, tendo como principal actividade a produção de concertos e festivais de Jazz; promoção de artistas; direcção e assistência de produção de discos e espectáculos; agenciamento dos maiores nomes do espectáculo Norte Americano e Europeu nas áreas do Jazz e afins. Duarte Mendonça seu sócio fundador, iniciou-se como produtor de concertos e festivais de Jazz em 1974, no então "Cascais Jazz" com Luis Vilas Boas. Concebeu e implementou em 1982 o festival "Jazz Num Dia de Verão" o qual a partir de 1990 adquiriu a designação de "Estoril Jazz/Jazz Num Dia de Verão". O Estoril Jazz tem como principal objectivo a divulgação da música Jazz através de concertos ao vivo com músicos e grupos de primeiro plano da cena internacional, com especial incidÊncia como é natural nos Norte Americanos, estando atento não só às novas tendências, sem descurar a qualidade artística, como também diversificar na medida do possível as características dos grupos - voz/trios/quintetos, grandes orquestras, Blues, Nova Orleães. (...)

TOPO
TREM AZUL - JAZZSTORE

www.tremazul.com

Trem Azul - Jazzstore. A Trem Azul é uma empresa, com sede em Lisboa, na Rua do Alecrim, 21-A em Lisboa, que tem quatro actividades principais, todas elas dedicadas ao Jazz e á Música Improvisada: a Distribuição exclusiva em Portugal de catálogos como a Palmetto, Disconforme (Lone Hill Jazz, Gambit, Jazz Factory, Eforfilms), Fresh Sound, Rogue Art, Omnitone, Creative Sources, Songlines, Pi Recordings, Thirsty Ear e outras.

As Lojas, Trem Azul Jazz Store, únicas em Portugal dedicada exclusivamente ao Jazz, e que contam já com um ano de actividade na Rua do Alecrim, 21-A em Lisboa, e no Adro de Baixo nº 6, Praça Velha, em Coimbra.

Nas suas lojas, especialmente na de Lisboa, são organizados concertos semanalmente e até um festival anual chamado Issue. Centenas de músicos passaram já pelo espaço desta loja e milhares de pessoas assistiram a concertos de Jazz e Música Improvisada como Dennis Gonzalez, Zé Eduardo, Michael Attias Trio, Ernesto Rodrigues, VGO (Variable Geometry Orchestra), Carlos Zíngaro, Mark Dresser, Paal Nilssen-Love, Otomo Yoshihide, Elliott Sharp, Will Holshouser Trio, Wade Matthews e Alípio C Neto.

A Edição através da sua label Clean Feed, hoje com mais de 60 CD's editados através de artistas como Bernardo Sassetti, Dennis Gonzalez, Steve Lehman, Charles Gayle, Zé Eduardo, Jack Walrath, Will Holshouser Trio, Ravish Momin's Trio Tarana, Mark Dresser, Gerry Hemingway, Carlos Barretto, Rodrigo Amado, Afonso Pais, Herb Robertson e tantos, tantos outros.

A Organização de concertos, já com um vasto historial e reconhecimento, em eventos como o Jazz ao Centro, Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, programação iniciada na "Coimbra- Capital Nacional da Cultura" em 2003, e cujas 4 edições já trouxeram a Portugal nomes como Charles Gayle, Ellery Eskelin, Gerry Hemingway, Keith Tippett, Sonny Simmons, John Law, William Parker, David S. Ware, Michael Blake, Spring Heel Jack, Ken Vandermark, Adam Lane, Ken Filiano, Lou Grassi, Mário Pavone, Scorch Trio, The Thing.

Para além disso, a Trem Azul assegura a direcção artística e a produção do Festival ForUmusic em Lisboa que vai na sua segunda edição, e que já apresentou nomes como Don Byron Ivey Divey Trio, Joachim Kuhn, Alexander Von Schlippenbach's Monk Casino, Peter Brotzmann Trio, Zé Eduardo Unit, IMI Kollecktief, Sonny Fortune/Rashied Ali, Afonso Pais e outros.

Em 2001, mesmo no início desta empresa, a Trem Azul participou na programação das Festas de Lisboa, na componente Multi-Músicas trazendo a Portugal grupos como as Mahotella Queens, Rokia Traoré, The Gladiators, Istambul Oriental Ensemble e Klezmatics.

A Trem Azul organizou também inúmeras tournés em Portugal de grupos estrangeiros e nacionais como o Will Holshouser Trio (Faro, Lisboa, Braga, Coimbra), Ravish Momin's Trio Tarana (Lisboa, Braga, Porto) e T.E.C.K. String Quartet (Lisboa, Porto, Faro).


BLOGUES

JAZZ E ARREDORES

jazzearredores.blogspot.com

Jazz e arredores. Jazz, música improvisada e tudo à volta.

TOPO
JAZZA-ME MUITO

jazza-memuito.blogs.sapo.pt

Jazza-me muito.

TOPO
JAZZ NA ESCOLA

jazznaescola.com

Jazz na Escola.

TOPO
JAZZTECA

ajazzteca.blogspot.com

Jazzteca. Jazzteca é um espaço onde o ouvinte é convidado a viajar pela história do Jazz. Desde o tempo do Ragtime, New Orleans e Swing, passando para estilos com mais liberdade de improviso. O Jazz de muitos momentos.

TOPO
TITO PASCOAL

www.titopascoal.com

Tito Pascoal. Tito Pascoal was born in Portugal April 28 1994. Tito's received his first drum set at age six. Proficient in numerous styles, Tito loves to play jazz, fusion and funk. He excels at them along with R&B, Latin and rock. Tito began public performances at the young age of seven (7) years old, and can be seen on home video playing his drum set at the age six (6). Tito's CD "Walk the Walk" was released in December along with a virtual "Who's Who" in jazz music. In the company of several very special senior guests, the following grooved with this jazz junior: Bob Mintzer, Tom Kennedy, Dave Weckl, Tim Pascoal, among other great artists. (...)

TOPO
Orquestra de Jazz de Matosinhos
TOPO