MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Sítios
PRINCIPAL
Violoncelo
Voluta
Áudio
Coreto

INSTRUMENTISTAS E OUTROS

TOPO
AntÓnio Chainho

www.antoniochainho.com

António Chainho.

TOPO
ARTUR PIZARRO

Artur Pizarro

12 março 2016

TOPO
Bruno Borralhinho

www.brunoborralhinho.com

Bruno Borralhinho. O violoncelista português Bruno Borralhinho é membro da prestigiada Orquestra Filarmónica de Dresden, dirigida pelo maestro Raphael Frühbeck de Burgos, e membro fundador e Director Artístico do Ensemble Mediterrain. Apresenta-se regularmente como solista com orquestra, em recitais a solo e com piano em Portugal, Espanha, Alemanha e Brasil, sendo importante destacar a interpretação integral das Suites para Violoncelo Solo de J. S. Bach, em Junho de 2008 no Centro Cultural de Belém (Lisboa), com o Montagnana que pertenceu a Guilhermina Suggia. (...)

TOPO
Bruno MONTEIRO

www.bruno-monteiro.com

Bruno Monteiro, violinista.

TOPO
Carlos Damas

www.carlosdamas.com

Carlos Damas, violinista. (...) Em 1995 editou o seu primeiro trabalho discográfico para a editora Numérica (...) Em colaboração com o poeta Alberto Estima de Oliveira, editou em 1997 um disco com improvisos sobre poesia. (...) Em 2000 novo CD, para a editora Numérica, com obras para violino solo. (...)

TOPO
CesÁrio Costa

www.cesariocosta.com

Cesário Costa. Cesário Costa (n. 1970) tem vindo a distinguir-se em Portugal como um dos mais activos maestros da sua geração. Realizou os seus estudos musicais em Paris, onde concluiu o Curso Superior de Piano, e na Alemanha, onde completou com a nota máxima a Licenciatura e o Mestrado em Direcção de Orquestra na Escola Superior de Música de Würzburg, na classe do Prof. Hans-Rainer Foerster. Em 1997 foi o vencedor do III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra. Nesse mesmo ano foi bolseiro do Festival de Música de Bayreuth. (...)

TOPO
EMANUEL SALVADOR

www.emanuelsalvador.com

Emanuel Salvador. Violinista.

TOPO
Filipe PINTO-RIBEIRO

Filipe Pinto-Ribeiro

12 março 2016

TOPO
Filipe VerÍssimo

www.filipeverissimo.com

Filipe Veríssimo. Nasceu no Porto em 1975. Licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa - Porto, Filipe Veríssimo frequenta o Mestrado em Musicologia Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Contactou com organistas como M. Bernreuther, O. Latry, F. Lehrndorfer, P. Planiavsky e F. J. Stoiber trabalhando, actualmente, em Paris com Eric Lebrun. Em 1995 obteve o primeiro prémio no Concurso Nacional de Órgão. (...)

TOPO
Francisco Loreto

www.franciscoloreto.net

Francisco Loreto. É desde 1998 professor de Análise e Técnicas de Composição, e Acústica no Conservatório - Escola das Artes da Madeira, e 1º clarinete solista da Orquestra Clássica da Madeira.  Natural da Ponta do Sol, Ilha da Madeira, concluiu em 1993 o Curso Complementar de Clarinete no Conservatório da Madeira. (...)

TOPO
JosÉ CARLOS LOPES DA SILVA

www.josecarlopesilva.com

José Carlos Lopes da Silva. (...) Diplomado pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga em 1995 com o Curso de Trompete na classe do professor Alexandre Fonseca e com o Curso de Formação Musical na classe da professora Rosa Maria Torres, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Ambos os cursos foram concluídos com elevada distinção. (...)

TOPO
JosÉ Rito

www.joserito.com

José Rito. Frequentou o Curso de Piano do Conservatório Música, onde foi aluno de Berta Alves de Sousa. Estudou Acordeão Artístico com Assis Jones. Docente de Desenho, Matemática e Tecnologia, Engenheiro Civil pela Universidade do Porto, pianista, compôs músicas para acordeão artístico nomeadamente valsa ao estilo parisiense e música popular.

TOPO
LuÍs Baptis

www.musiclbm.com

Luís Baptis. Considerado como um dos principais guitarristas portugueses da actualidade, Luís Baptis é o único a tocar todas as violas portuguesas: o bandolim, a guitarra portuguesa, a braguesa, o cavaquinho, a viola da terra, a viola beiroa, a viola toeira, a viola campaniça, o rajão, a viola amarantina, a viola de arame da Madeira e a viola da Terceira dos Açores e ainda a guitarra clássica. (...)

TOPO
LuÍs Carvalho

www.luiscarvalho.com

Luís Carvalho. Natural da cidade do Porto onde nasceu a 5 de Maio 1974, Luís Filipe Leal de Carvalho iniciou estudos musicais aos 11 anos numa banda filarmónica local (Associação Recreativa e Cultural de Ramalde), tendo vindo a ingressar no Conservatório de Música do Porto já em 1989. Conclui o curso complementar de clarinete em 1993 na classe do prof. António Moreira Jorge, prosseguindo estudos na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), agora na classe de clarinete do prof. António Saiote , onde lhe é conferido o diploma de licenciatura em 1998. (...)

TOPO
LuÍs Meireles

www.luismeireles.com

Luís Meireles, flautista. Com mais de 300 concertos realizados como solista ou em música de câmara, o flautista Luís Meireles tem vindo a desenvolver uma consistente carreira internacional, tendo até à data tocado em importantes salas e festivais de 19 diferentes países, onde se incluem Portugal, (incluindo Açores e Madeira), Espanha, (incluindo Gran Canária), Itália (incluindo Sardenha e Sicília), França, Suiça, Bélgica, Suécia, Alemanha, Polónia, Roménia, Grécia, Eslováquia, Hungria, Finlândia, República Checa, Áustria, Rússia, Macedónia e Casaquistão, com excelentes referências da crítica. Toca principalmente com a sua mulher, a pianista Maria José Souza Guedes, mas também com outros parceiros de reconhecido mérito, em música de em câmara, e como solista de orquestras como a Orquestra Sinfónica de Szczecin, a Macedonian Philarmonic, a Orquestra Nacional do Casaquistão, a Orquestra de Câmara da Silésia, a Orquestra de Câmara Clássica de Bratislava (...).

TOPO
MÁrio Laginha

www.mariolaginha.org

Mário Laginha. Mário João Laginha dos Santos nasceu em Lisboa, no dia 25 de Abril de 1960. Da infância guarda bem a imagem do 1º piano vertical que recebeu aos 5 anos. Nessa altura começou a ter aulas particulares, nas quais o repertório clássico se misturava com valsas e modinhas pedidas pelo avô. Sonhava em ser pianista. Mas o sonho tinha momentos menos agradáveis como os recitais de sábado à tarde, exigidos pela escola, perante um plateia de familiares, amigos e professores: "Ó Mário João, vai lá tocar um bocadinho!" O problema é que, para além de pianista, o rapaz também não desdenhava vir a ser bombeiro ou médico... (...)

TOPO
MaNUEL LUÍS COCHOFEL

www.cochofel.net

Manuel Luís Cochofel.

TOPO
Miguel Henriques

miguel-henriques.planetaclix.pt

Miguel Henriques. Pianista. Natural do Porto, formou-se nos Conservatórios de Lisboa e do Porto, e no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo. Obteve o grau de Mestre na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos da América. Complementarmente desenvolve pesquisas nas áreas de Musicologia, Estética, Composição, Direcção coral e instrumental, Expressão Dramática, e Metodologia da execução pianística. Professor de piano da Escola Superior de Música de Lisboa, Miguel Henriques dirige regularmente masterclasses em Portugal e no estrangeiro. (...)

TOPO
Nuno Pinto

www.nunopinto.pt

Nuno Pinto, clarinete. Nuno Pinto tem dedicado uma boa parte da sua actividade à música que se faz nos nossos dias. É membro da OrchestrUtopica e do Grupo Música Nova. São-lhe dedicadas as seguintes obras: Ncáãncôua, de Cândido Lima, Upon a Ground II (2001), de Virgílio Melo, Intensités por Clarinette Solo (2001 rev.2006), de Ricardo Ribeiro, Labirinto, de Luís Tinoco, Três Peças para Clarinete Solo (2006), de Sérgio Azevedo.

TOPO
Pedro Carneiro

www.pedrocarneiro.com

Pedro Carneiro. Pedro Carneiro is one of the very few percussion players to have made an international career as a soloist, and has established himself as one of the world's foremost solo percussionists, performing regularly throughout Europe, the Far East and the USA. Carneiro is also embarking on an original project for a percussionist: conducting from the marimba keyboard. His future plans include several collaborations with various chamber orchestras, featuring classical works and contemporary marimba concerti. (...)

TOPO
Ricardo Matosinhos

www.ricardomatosinhos.com

Ricardo Matosinhos. Nasceu no dia 6 de Dezembro de 1982. É natural de Valpaços, em Trás-os-Montes. Desde cedo teve contacto com a música; porém, só em 1994 é que o oficializou ao entrar na Escola Profissional de Arte de Mirandela, onde concluiu o Curso Básico de Instrumento de Sopro e o Curso de Instrumento, ambos sob a orientação do professor Ivan Kucera. Em 2000 ingressou no curso de instrumento, variante sopro, opção de trompa na Escola Superior de Música das Artes do Espectáculo (no Porto) na classe do professor Bohdan Sebestik tendo concluído a licenciatura em 2004, com atribuição do Prémio Eng. António de Almeida e do "Prémio Rotary Club Porto Foz / Veloso & Troca, Lda". Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian desde 1998 a 2004. (...)

TOPO
RUI NAMORA

ruinamora.com

Rui Namora. (...) Tem vindo a apresentar-se em público a solo e integrando grupos de música de câmara, nomeadamente no Festival de Guitarra de Coimbra (Capital Nacional da Cultura 2003), Museu Nacional de Machado de Castro e Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, Rivoli Teatro Municipal (Porto), Museu da Música e Palácio Galveias (Lisboa), Museu Alberto Sampaio (Guimarães), entre outros. Com Paulo Soares (guitarra portuguesa), apresentou-se com a Orquestra do Norte, e nos Festivais Internacionais de Guitarra de Santo Tirso e de Sernancelhe.

TOPO
Rui SerÓdio

www.ruiserodio.com

Rui Serôdio. Compositor e pianista. Pianista português, Rui Serodio fez os seus primeiros estudos de piano e solfejo com sua Mãe e ingressou muito cedo no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde cursou Piano, Harmonia, Contraponto e Fuga, Órgão, Interpretação de Música Antiga e História da Música, tendo sido discípulo de Abreu e Motta, Varella Cid, Croner de Vasconcelos, Armando Fernandes, Santiago Kastner, Artur Santos, Armando Santiago, Maria Augusta Barbosa e Gertrud Mersyowsky. Dedicou-se ao estudo da literatura pianística dos Mestres Clássicos, Românticos e Impressionistas, e da Escola de Virtuosismo, ao mesmo tempo que aprofundou os seus conhecimentos de Harmonia Moderna.  É-lhe atribuído o Prémio Eduardo Libório na Cadeira de História da Música em 1961. (...)

TOPO
SAMUEL BASTOS

www.samuelbastos.com

Samuel Bastos. (...) É membro do Ensemble Palhetas Duplas e membro fundador do Trio de Palhetas "Trio Animatto" com o qual foi laureado com o 2º Prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos (RDP-2005) na modalidade Música de Câmara - nível médio. Samuel Bastos foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian  de 2006 a 2009. Actualmente prossegue os seus estudos na Zürcher Hochschule der Künste (Suiça) na classe dos professores Marc Kissoczy (Direcção de Orquestra), Martin Frutiger (Corne Inglês) e Thomas Indermühle  (oboé). Desde 2007 colabora regularmente como 1ºoboé com a Orquestra de Câmara Portuguesa sob a direcção do percussionista Pedro Carneiro.

TOPO
Tito Pascoal

www.titopascoal.com

Tito Pascoal. Tito Pascoal was born in Portugal April 28 1994. Tito's his first drum set at age six. Proficient in numerous styles, Tito loves to play jazz, fusion and funk. He excels at them along with R&B, Latin and rock. Tito began public performances at the young age of seven (7) years old, and can be seen on home video playing his drum set at the age six (6). Tito's CD "Walk the Walk" was released in December along with a virtual "Who's Who" in jazz music. In the company of several very special senior guests, the following grooved with this jazz junior: Bob Mintzer, Tom Kennedy, Dave Weckl, Tim Pascoal, Al Caldwell, Tim Cunningham, Kurt Silver, Theo Pascoal, Leland Crenshew, Ptah Williams, Bill Elrod and Phil Burton, Alvin Quinn, Angie G.

TOPO
Trompista.com

www.trompista.com

Trompista.com. Portal dos trompistas. Artigos sobre a trompa, directório de links, forum de coversação. O Portal dos Trompistas nasceu a 23 de Dezembro de 2004, tendo a sua origem numa necessidade crescente de informação, em Português, relativamente à Trompa. Existem de facto diversos sites acerca da trompa, mas infelizmente poucos são escritos em Português. (...)

TOPO
VASCO DANTAS
Vasco Dantas
TOPO
Victor Gama

www.victorgama.org

Victor Gama. Gama's performances are cross-border and exploratory with a strong visual component. They have been staged from large scale halls to smaller more intimate venues. Recently Gama has presented his solo performance with the Pangeia Instrumentos in Canada at the Harbourfront Centre integrated in the festival All Over The Map: The Language of Music. (...)

TOPO