MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInMyspaceFlickr
> Sítios
PRINCIPAL
Violoncelo
Voluta
Áudio
Coreto

SÍTIOS DO FADO

AmÁlia

www.amalia.com

Amália: uma estranha forma de vida. Amália da Piedade Rodrigues nasce numa família pobre e numerosa que, vinda da Beira Baixa, tentava a sorte na capital. (...)

TOPO
AntÓnio Chainho

www.antoniochainho.com

António Chainho. Galeria. Media. Disco. Bio. Questões. Contactos.

TOPO
Berta Cardoso

www.bertacardoso.com

Berta Cardoso. Página de homenagem à fadista Berta Cardoso (1911-1997). Biografia. Imprensa/Recortes. Letras e músicas. "Nasceu em Lisboa, em 21 de Outubro de 1911, no 1º andar do prédio nº 10 da Rua da Condessa (ao Carmo), filha de Américo Melande Cardoso e de Rosalina Jorge dos Santos (...)."

TOPO
Carlos do Carmo

www.carlosdocarmo.com

Carlos do Carmo. Carlos do Carmo nasceu em Lisboa. Filho de Lucília do Carmo (uma das maiores fadistas do século XX) e de Alfredo de Almeida, livreiro e posteriormente empresário na indústria hoteleira. Pode dizer-se que Carlos do Carmo foi criado no meio de uma atmosfera artística. A casa de seus Pais na parte velha da cidade, Bairro Alto, era um lugar de reuniões de intelectuais e de artistas, algumas das figuras proeminentes da Lisboa de então. Carlos do Carmo iniciou em 1963 uma das carreiras mais sólidas no panorama artístico Português (...)

TOPO
Clube de Fado

www.clube-de-fado.com

Clube de Fado. Restaurante Bar.

TOPO
Cristina Branco

www.cristinabranco.com

Cristina Branco. (...) A arte de Cristina Branco é inseparável de Custódio Castelo, seu principal compositor e seu acompanhante, na guitarra portuguesa. A cumplicidade entre ambos é indiscutível, e Custódio Castelo conseguiu conjugar na perfeição a originalidade da sua música com as tonalidades e os requebros da voz de Cristina. As suas melodias encerram em si a memória do fado, mas também sabem ir mais longe, não se limitando ao velho desfiar dos lugares-comuns sobre a palavra saudade. A sua música é, por vezes, triste e fatalista, mas também sabe ser alegre e luminosa, residindo nesse balanço de atmosferas a sofisticação da sua abordagem do fado. Se nada na vida de Cristina indicava que o seu destino seria o fado, temos hoje de admitir que Cristina Branco está a criar um estilo: um grupo tradicional (voz, guitarra portuguesa, viola e viola-baixo); uma voz simultaneamente leve, quente e sentida; uma mistura de fados tradicionais, temas próprios e canções populares, sempre com o cuidado de escolher as palavras dos melhores poetas portugueses.

TOPO
DULCE PONTES

www.dulcepontes.net

Dulce Pontes. Nascida no Montijo, nos arredores de Lisboa, do outro lado do rio Tejo, em 1969, a menina Dulce Pontes foi introduzida na tradição do fado por seu tio Carlos Pontes, fadista e amante das corridas de touros. Aos sete anos começa a frequentar o Conservatório Nacional de Música em Lisboa sendo o piano o seu instrumento de eleição. Ali desenvolve a curiosidade sobre a matéria e adquire o hábito da pesquisa e do estudo da música, criando bases para o desenvolvimento de uma sólida carreira como cantora e compositora. (...)

TOPO
Fado, alma de um povo

Fado, a alma de um povo

Fado, alma de um povo. O Fado é, hoje em dia, um símbolo mundialmente reconhecido de Portugal, desde há muitos anos representado no estrangeiro por Amália, e mais recentemente por Dulce Pontes, entre outros. Pelo mundo fora, ao nome do nosso país, associam-se de imediato duas coisas: as toiradas e o Fado. Adquirindo diversas formas consoante seja cantado no Porto, em Coimbra ou em Lisboa, o Fado é, por direito próprio, a expressão da alma portuguesa.

TOPO
FadoCravo
TOPO
Coimbra Grupo Fado

www.fadodecoimbra.com

Coimbra Grupo Fado. Foi em 2006 que nasceu o grupo de fados "Coimbra". Representar e dignificar a canção coimbrã ao mais alto nível é um dos objectivos desta formação composta por três elementos. Possuidores de grande experiência e com um elevado número de actuações, "Coimbra" foi criado com o intuito de reavivar a memória dos amantes do fado através de diversos temas entretanto esquecidos. Com um amplo repertório, que inclui alguns originais, "Coimbra" possui uma identidade própria e, por isso, num futuro próximo irá ser editado um álbum preenchido de originais. (...)

TOPO
KÁtia Guerreiro

www.katiaguerreiro.com

Kátia Guerreiro.

TOPO
Mariza

www.mariza.com

Mariza. (...) Mariza continua em viagem pelos 4 cantos do mundo, tocando em salas tão prestigiadas como o Royal Festival Hall em Londres, a Alte Oper de Frankfurt, a Opera House em Sydney, a Filarmonia de Berlim ou o Hollywood Bowl em Los Angeles, acompanhada pela conceituada Hollywood Bowl Orchestra conduzida por John Mauceri. É nos versos dos poetas que vai procurar palavras suas que canta, numa música antiga que renova constantemente. (...)

TOPO
Mísia

www.pt.misia-online.com

Mísia. Mísia, seu olhar quente como o sangue, circular como as pérolas, salgado como o mar. Seus olhos de um castanho âmbar ardente e aveludado, o peso estranho de uma placa de aço aquecida ao rubro. Toda a ciência da mulher e toda a inocência da menina, a paixão e o jogo, o riso e as lágrimas. Mísia resiste às palavras de uma biografia como à prisão de um género musical, transpõe o lugar de nascimento, as fronteiras de um país. Nascida no Porto, tomou de assalto Barcelona, e vive hoje em Lisboa, mas tem rotinas e cabeleireiros em Paris, Tóquio, México. Cruzou montanhas, afrontou territórios, mas acima de tudo soube criar um espaço-tempo, o seu mundo, tecelagem de sons escondidos no fundo do seu corpo, de palavras vividas, de luzes despidas... (...)

TOPO
O Fado

www.ofado.com

O Fado. Restaurante típico. Severa, Vimioso e outros tantos nomes lendários ou reais, ficaram como lenda imortal da chamada "canção nacional"(...)

TOPO
Stockholm Lisboa Project

www.stockholmlisboa.com

Stockholm Lisboa Project. Musicians from Portugal and Sweden joined to communicate their music traditions. Distant in space, under the universal language of music they found new textures and bridges between North and South, one tradition and the other. The repertoire is about Portuguese and Scandinavian folk music, from Fado songs to Polska dances, brought to the ears by the sound colors of violin, mandolin, Nordic mandola, harmonica and voice. Simon Stålspets, Sérgio Crisóstomo, Liana and Luis Peixoto are the faces of this project which brings to stage traditions from their roots.

TOPO
António Chainho
TOPO