MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Júnior
Jovem violinista
Trompete
O flautista de Hamelin
Cão flautista
Elefante

JÚNIOR

TOPO

QUERES IR AO CINEMA?

"Cantar" é um concurso de cantores. Talentos a sério da vida a sério. Qualquer um da cidade pode concorrer e tornar-se uma estrela ao vivo.

 

TOPO

QUERES COMPOR?

Fanfare

Não é preciso saber muito para dirigir esta fanfarra. Queres experimentar? Clica na tuba, trompete, bombo, caixa, sousafone, trombone e vê o que acontece.

Fanfare

TOPO

QUERES VER UMA CURTA METRAGEM?

Curta metragem, ou curta, simplesmente, é um filme que dura pouco tempo. As curtas que vais ver aqui vão-te informar, levantar questões e ajudar a gostar das artes.

TOPO

QUERES COLORIR?

Índice PDFColorir ajudar a relaxar e a desenhar melhor. Clica aqui para abrir um desenho de Natal. Podes imprimir na tua impressora. Se ela estiver ligada ao computador e à corrente, basta carregar no ícone da impressora no topo do desenho, à direita. Se não tiveres impressora em casa, guarda numa "pen" para imprimir em papel numa loja de cópias. Para guardar, ou transferir, podes carregar na seta e escolher o teu ambiente de trabalho. Depois... pinta e mostra que és artista!

Música animada

TOPO

QUERES LER UMA ESTÓRIA?

Não uso a palavra estória para falar de D. Afonso Henriques (o primeiro rei de Portugal, como sabes), só para uma narração curta, para entreter e ensinar.

O rouxinol e o imperador

Há mais de mil anos, num grande palácio, vivia o imperador da China. À volta, havia um jardim e uma floresta, de onde se via o mar. Entre as árvores cantava um rouxinol. Muitas pessoas iam de longe para ouvi-lo, e o seu canto a todos alegrava. Um dia, o imperador mandou buscá-lo e nomeou-o chefe dos músicos da corte. O império desenvolvia-se de modo harmonioso.

Certo dia, o imperador do Japão ofereceu ao monarca chinês um rouxinol mecânico, em ouro e de pedras preciosas. As pessoas acharam-no fantástico e esqueceram o rouxinol verdadeiro e mais vulgar. Desprezado, o pássaro conseguiu fugir do palácio.

Na Primavera, as pessoas perceberam que o canto do rouxinol mecânico era monótono e não alegrava ninguém. O próprio imperador da China adoeceu. Quando estava a morrer, ouviu o canto do rouxinol da floresta, que regressara para o salvar, apesar de ter sido injustiçado. O soberano recuperou a saúde e quis nomeá-lo Músico Chefe da Corte.

O rouxinol recusou amavelmente: valia mais a floresta do que uma gaiola de ouro. Todavia, sempre que fosse necessário, poderia voltar ao palácio, transmitindo paz e harmonia.

Hans Christian Andersen, adapt.

TOPO

QUERES OUVIR MÚSICA?

É difícil tocar violino como a Alma Deutscher, não é? Sabes que foi ela que compôs o concerto? E já compôs óperas, uma delas a "Cinderela". Nasceu em 2005 na Inglaterra. É o que se chama uma "menina prodígio."

TOPO