MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Educação
PRINCIPAL
Cursos de Música
Cursos de Música
Cursos de Música
Cursos de Música

O INSTRUMENTO MUSICAL

Tocando violino

O intrumento musical e seu impacto positivo no ser humano

O que desejam os pais 

Os pais desejam que o seu filho cresça bem. Desejam que os seus filhos se tornem  pessoas bem sucedidas, inteligentes, que tragam alegria a todos à sua volta. A vida, porém, é uma longa jornada cheia de obstáculos. (...)

Como espantar o tédio da vida e substitui-lo por atividades proveitosas?

Um instrumento musical é um grande aliado de uma boa educação. Pais sábios sabem que, quando a criança toca um instrumento, aprofunda a sua personalidade, melhora a sua memória e percepção estética. A música cria um tipo particular de prazer, sem o qual a essência humana não pode existir.

Música melhora a capacidade motora, a concentração, a memória e o QI

Pesquisas mostram que ouvir música e tocar um instrumento com frequência estimula o cérebro a melhorar não somente o seu desempenho, mas também a sua constituição física.  Há cada vez mais evidências de que músicos são organizacional e funcionalmente mais avançados em comparação com não músicos. Se aprendes a tocar um instrumento, estimulas as partes do teu cérebro que controlam as habilidades de concentração, treinas a cordenação motora (por exemplo o movimento das mãos e o equilíbrio) e manténs teu centro de memória em atividade constante.

Sugestão: 

Para crianças que estão a iniciar-se no mundo da música, indicam-se as guitarras clássicas com cordas de nylon. A vantagem destas cordas é o conforto que oferecem aos dedos dos miúdos, se comparadas com as cordas de aço. Além disso, as guitarras clássicas são oferecidas em diversos tamanhos, para melhor adaptar-se à estrutura e demanda dos guitarristas de qualquer idade. 

Com a ajuda da musica é mais fácil organizar o teu tempo

Um bom músico sabe que a qualidade do ensaio é muito mais importante que a quantidade. Planificar sabiamente o tempo de prática melhora a habilidade de planificação, de tomada de decisões e a capacidade de solucionar problemas da vida cotidiana.

Tocar um instrumento musical melhora a tua capacidade de trabalhar em grupo.

O homem é uma criatura social. Durante toda a vida pertencemos a diferentes  grupos. O primeiro é a família. O segundo são nossos colegas de escola e, mais tarde, os de trabalho. Como a música também desenvolve a conciência social, muitos músicos vão logo sentir a necessidade de formar bandas e partilhar as suas habilidades com outros. Tocar um instrumento musical ensina como trabalhar com os outros, ser tolerante, flexível e compreensivo. 

A música promove habilidades sociais.

Tocar um instrumento musical é uma ótima maneira de melhorar as habilidades sociais. Em bandas e orquestras frequentemente  surgem belas amizades que duram toda a vida e que podem ser comparadas  à relação que temos com os membros da própria família. Tais relações não seriam possíveis sem os instrumentos musicais.

O instrumento musical ensina paciência, perseverança e disciplina.

Ninguém agarra um instrumento musical e sai a tocar perfeitamente  na primeira tentativa. Aprender a tocar um instrumento leva tempo e exige esforço. Na realidade, todo o músico  atravessa um caminho espinhoso de repetições e prática até ter a alegria de um bom resultado e do domínio de uma obra musical. Os músicos tornam-se mestres apenas através de treino duro e disciplina, qualidades necessárias não só no momento do ensaio, mas também em outros momentos da vida. 

Sugestão

Quando se fala em baterias, muitos imaginam o caos, o barulho e o fim do bom relacionamento com os vizinhos. Tudo isso pode ser resolvido com as baterias eletrónicas, que reproduzem o som nos auscultadores de quem a toca e mantém o silêncio ambiente. 

Tocar um instrumento aumenta a responsabilidade e o cuidado.

Normalmente, os cuidados com um instrumento musical são essenciais para mantê-los em funcionamento. Cada instrumento requer procedimentos diferentes para assegurar o funcionamento adequado (limpeza, lubrificação, manutenção de um ambiente limpo). A construção de um sentimento de responsabilidade e cuidado para com os seus pertences é um impacto positivo  na primeira infância e no desenvolvimento da personalidade.

O instrumento incentiva a auto-expressão e alivia a tensão.

Quando tocas uma música de que gostas, exprime a tua personalidade, emoções e identificação com certo estilo de vida, como um pintor exprime os sentimentos sobre a tela. Estes sentimentos ajudam a aliviar a tensão e são uma ótima forma de terapia. Todos sabemos que a musicoterapia é muito eficaz no tratamento de autismo, depressão e várias outras doenças. 

Tocar um instrumento melhora a leitura, as habilidades matemáticas e fortalece o sistema respiratório.

Anos de prática de um instrumento musical, com programas de exercícíos rítmicos e tonais, melhoram os resultados na compreensão da matemática e da leitura. Tocar um instrumento de sopro é um dos elementos-chave para uma respiração adequada. Os treinos e exercícios repetidos por longa data, fortalecem consideravelmente o sistema respiratório humano.

Sugestão 

Uma boa flauta pode mudar a vida do teu miúdo para melhor e, por vezes, custa menos que uma ida ao cinema com um hamburger no "Fast Food". Um  violino pode abrir os horizontes musicais da criança e elevar o seu potencial cultural de maneira significativa. 

Tocar um instrumento musical proporciona um intenso bem-estar.

Tocar um instrumento musical é muito divertido e emocionante. Não só é prazeroso tocar a música de que gostas como é  incrível ouvir o público a apreciar e a recompensar o teu desempenho por meio do aplauso. Ver o reconhecimento nos rostos das pessoas de tua comunidade é um motor muito poderoso que irá impulsionar-te a ir cada vez mais longe. 

O instrumento musical ensina a combater os teus medos.

O “medo do palco” está presente em vários momentos da nossa vida. Assim que tomamos consciência da nossa personalidade, naturalmente começamos a exprimir preocupações quanto aos resultados de uma ampla variedade de desafios (exames de admissão na escola, no emprego, comunicação no local de trabalho etc.). Muitas vezes a causa do fracasso é apenas o medo de falhar. A experiência adquirida com as apresentações musicais, no palco, seja sozinho, com uma banda, ou com uma orquestra ensina a lidar com a ansiedade.

Sugestão

Uma boa diversão para toda a família e um luxuoso elemento da mobília doméstica são os pianos gigitais. Eles podem ser comprados por um preço surpreendentemente acessível, iguais aos de um smartphone de ponta ou cosolas de jogos de última geração.

Os músicos levam uma vida mais fácil?

Como podes ver, tocar um instrumento musical ajuda os seres humanos de muitas maneiras. A música ajuda a preparar o homem para melhor lidar com os problemas. Quando uma dificuldade se apresenta no caminho, o músico escapará dela mais rápido que os seus amigos não-músicos.

Então? É um boato ou é verdade que os músicos têm uma vida mais fácil? Bem, embora tenhamos bons argumentos, não há nenhuma prova inegável ou conclusiva. Cabe a cada um tirar suas próprias conclusões. Quem concorda, levanta a mão!

Texto e sugestões
www.muziker.pt

Adapt. António José Ferreira

TOPO