MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Educação
PRINCIPAL
Cursos de Música
Cursos de Música
Cursos de Música
Cursos de Música

MÚSICA E LÍNGUA

Educação musical
pode melhorar capacidades linguísticas

As pessoas com maior capacidade de acompanhar o ritmo de uma música têm melhores reações neurológicas aos sons de um discurso. 

A maior capacidade de acompanhar o ritmo de uma música é associada a maiores capacidades linguísticas, segundo um estudo do Laboratório de Neurociência Auditiva da Northwestern University, Illinois, Estados Unidos.

"O ritmo é parte integrante tanto da música como da linguagem, referiu Nina Kraus, investigadora que conduziu o estudo divulgado Journal of Neuroscience. "E o ritmo do discurso oral é um fator crucial para a sua compreensão", afirmou.

As pessoas com maior capacidade de acompanhar o ritmo de uma música têm melhores reações neurológicas ao som de um discurso, conclui o estudo baseado na observação na observação de 100 adolescentes de Chicago.

Foi-lhes pedido que estalassem os dedos acompanhando um ritmo. Foram também registadas as suas ondas cerebrais enquanto escutavam ao som sintetizado "da" repetido por um período de 30 minutos. Os que conseguiram acompanhar melhora o ritmo apresentaram também melhores reações neurológicas ao som sintetizado.

"É possível que a educação musical, com ênfase nas capacidades rítmicas, exercitando o sistema de audição, leve a uma mais forte associação som-significado que é tão importante quando aprendemos a ler", referiu Kraus.

Alexandre Costa, Expresso, 19 de setembro de 2013

Consulta a 28 de janeiro de 2017

Oxford Treatment Center

TOPO