MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Educação
PRINCIPAL
Cursos de Música
Cursos de Música
Cursos de Música
Cursos de Música

BENEFÍCIOS DA MÚSICA

Crianças tocando diferentes instrumentos

A música está a ser introduzida na educação das crianças em idade pré-escolar, devido à importância que representa no seu desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, linguístico e motor.

A música é um elemento fundamental na primeira etapa do sistema educativo. A criança começa a expressar-se de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, a assumir o cuidado de si mesma e do meio, e a ampliar o seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas.

Os benefícios da música para as crianças

A música tem o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contacto com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. Nesta idade, a música encanta as crianças. Além disso, traz-lhes os seguintes benefícios:

1. Segurança

Dá-lhes dá-lhes segurança emocional, confiança, porque as crianças sentem-se compreendidas ao compartilhar canções e imersas num clima de ajuda, colaboração e respeito mútuo.

2. Aprendizagem

Na etapa da alfabetização, a criança é mais estimulada com a música. Através das canções infantis com sílabas rimadas e repetitivas, e acompanhadas por gestos que se fazem ao cantar, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. E assim se alfabetizará de forma mais rápida.

3. Concentração

A música também é benéfica para a criança quanto ao poder de concentração, além de melhorar a sua capacidade de aprendizagem em matemática. A música é pura matemática. Além disso, facilita a aprendizagem de outros idiomas, potenciando a sua memória.

4. Expressão Corporal

Com a música, a expressão corporal da crianças vê-se mais estimulada. Utilizam novos recursos ao adaptar o seu movimento corporal aos ritmos de diferentes músicas, contribuindo desta forma para potenciar o controle rítmico do seu corpo. Através da música, a criança pode melhorar sua coordenação e combinar uma série de movimentos. Movimente-a para que possa dançar enquanto você canta. Pode agarrá-la e abraçá-la no colo entoando outras canções infantis.

www.guiainfantil.com

TOPO