MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Coros
PRINCIPAL
Coro Gulbenkian
Coro Casa da Música
Coro
Coro de Câmara da Universidade de Lisboa

Coros PAROQUIAIS E OUTROS

Oiça enquanto pesquisa
Atualize a sua bio

CORAL BRIGANTINO INFANTIL

O Coral Brigantino Infantil constitui uma das actividades da Associação Cultural denominada Coral Brigantino de Nossa Senhora das Graças, Bragança. Iniciou a sua actividade a 8 de Novembro de 1996 com 32 crianças tendo já passado pelo grupo 119 crianças. São seus objectivos a divulgação da música coral junto das crianças e jovens sensibilizando-os para este tipo de música, disponibilizar mais uma actividade para ocupação de tempos livres e contribuir para a sua formação intelectual e social.

Durante o curto período de existência efectuou cerca de sessenta actuações, dos quais se destacam a participação no Festival de Coros Infantis da Maia (Dezembro 97), no programa "Feira Franca" da RDP-Antena 1 (Março 98), nos VII e XI Encontros de Coros Infanto-Juvenis da Costa do Estoril (Março 98 e Abril 01), na recepção ao Sr. Presidente da República de visita oficial ao concelho de Bragança (Outubro 99), em duas iniciativas de solidariedade com o povo de Timor, em Bragança (Outubro e Dezembro 99), no 2.º Encontro Nacional Inter-escolas 1.º ciclo-EMRC, em Fátima (Maio 00), no Concerto de Natal organizado pelo Fórum da Maia (Dezembro 01), e a realização dos Concertos Comemorativos do Dia da Mãe (Maio 98, 02,03 e04) e do Dia do Pai (Março 99) e o Concerto de Natal (Dezembro 98), onde assumiu a totalidade da duração dos espectáculos. Em Novembro de 2001 organizou o 1.º Encontro de Coros Infanto /Juvenis de Bragança com a participação de quatro coros.

Outra componente da actividade do CBI é a participação na animação litúrgica de Missas de Comunhões Pascais, de 1.ª s Comunhões e de Casamentos. Entre 6 e 11 de Março de 2000 deslocou-se a Le Mans - França a convite da "Association Culturelle et Sportive des Portugais de Sarthe" e da "Relais des Femmes d' ici et d'ailleurs" onde efectuou quatro espectáculos para escolas e para as comunidades francesa e portuguesa, tendo sido muito aplaudido pela assistência e fortemente elogiado pela imprensa da região Ouest-France. Em Maio/Junho de 1999 gravou o CD "Vamos Festejar; Oh! Pequenada...", com 30 temas do seu vasto e variado repertório. Desde o dia 15 de Janeiro encontra-se em fase de remodelação com a saída da maioria dos elementos que o constituía para o Coral Brigantino (adulto) e a entrada de novos elementos.

CONTACTOS

Coral Brigantino Infantil

Rua Calouste Gulbenkian

(Antiga Biblioteca Infantil)

5300 - 020 BRAGANÇA

SítioSítio: coralbrigantino.infantil

Correio electrónicoCorreio: coralbrigantino.infantil@iol.pt

12 Fevereiro 2006

TOPO

CORO INFANTIL DE SÃO PEDRO, PEDROSO

O Coro Infantil de São Pedro iniciou a sua actividade em Outubro de 2000, com cerca de 50 crianças dos 6 aos 12 anos. Surgiu para animar as celebrações da catequese, da responsabilidade do centro Pastoral do Mosteiro de Pedroso, objectivo que vem cumprindo desde que foi constituído. Em Fevereiro de 2001 foi convidado para uma celebração na Igreja Matriz de Esmoriz celebração essa transmitida pela rádio local. Em Abril do mesmo ano participou numa celebração na fortaleza de Almeida, a convite do respectivo Pároco. Em Dezembro de 2002 tomou parte no concerto de natal promovido pela Associação Musical de Pedroso. Em Junho de 2003 deslocou-se a Vigo para animar uma eucaristia na Igreja Paroquial do Coração de Maria, tendo sido nessa viagem que se adoptou a presente designação do grupo "Coro Infantil de S. Pedro".

No ano de 2004 participou no Concerto de Reis organizado pela Associação Musical de Pedroso. Deslocou-se à Povoa do Varzim para animar uma celebração na Igreja de A-Ver-O-Mar. Participou no programa Praça da Alegria, transmitido pela RTP. Deslocou-se a Tondela para animar uma celebração na Igreja Matriz. Deslocou-se à Povoa do Varzim para animar uma celebração na Igreja de Aguçadoura. Participou na animação de uma celebração na Srª da Saúde - Carvalhos, transmitida pela rádio Festival no seu Pic-nic anual.

No ano de 2005 participou no Concerto de Reis organizado pela Associação Musical de Pedroso. Animou uma celebração no Mosteiro de Pedroso transmitida pela Rádio Renascença. Deslocou-se ao Hospital de S. João para animar a celebração dominical dos Doentes. Participou no Festival de Coros realizado na Senhora da Saúde promovido pela Paróquia de Pedroso, integrado na Semana Cultural da Paróquia. Participou no Programa Portugal no Coração, transmitido pela RTP.

No ano de 2006 participou uma vez mais no Concerto de Reis organizado pela Associação Musical de Pedroso e participou no Programa Praça da Alegria, transmitido pela RTP.

Além destas actividades, começou a participar nas celebrações dos baptismos da Paróquia. Anima celebrações de baptismos e casamentos quando solicitados dentro a fora da paróquia de Pedroso. Actualmente conta com cerca de 70 crianças e a sua direcção artística está a cargo da professora Liliana Rocha.

CONTACTOS

Coro Infantil de São Pedro

Rua da Igreja, 1179

4415-375 PEDROSO

Manuel Lourenço:

TelemóvelTlm. (+00 351) 914 718 428

14 Junho 2006

TOPO

CORO MISTO DE MOUÇÓS

O Coro Misto de Mouçós nasceu a 25 de Dezembro de 1997, por iniciativa de um grupo de 15 jovens de Mouçós. A intenção inicial de animar a liturgia natalícia desse ano funcionou como o começo de um projecto que teve continuidade. Hoje, o grupo é composto por cerca de 40 elementos, na sua maioria jovens estudantes. O espírito rebelde, criativo e inovador do Coro, cedo despertou o interesse das mais diversas comunidades do concelho de Vila Real, assim deste grupo fazem parte, para além da Freguesia de Mouçós, pessoas oriundas das freguesias de Mateus e Sr.ª da Conceição.

O seu repertório é composto na sua maioria por Música Litúrgica. O ponto alto das actividades deste grupo renasce pelo Natal, onde todos os anos o Coro promove um encontro de música - Concerto de Natal "Mouçós em Solidariedade", que tem por objectivo ajudar as populações carentes do concelho e instituições de solidariedade social. Paralelamente a esta actividade, os jovens do Coro Misto de Mouçós desenvolvem um projecto de voluntariado baptizado de "Sinais em Movimento". A este projecto, que nasceu pela força, coragem e experiências de campo de alguns jovens, estão associados cerca de uma centena de empresas, instituições públicas e privadas e ainda outros jovens em regime não-associativo.

Este ano, para comemoração do X Aniversário, o Coro desenvolve o projecto "Poemas do Acaso" onde interpreta, em vertente acústica, os mais belos poemas musicados no século XX.

CONTACTOS

Coro Misto de Mouçós

5000-360 Vila Real

TelefoneTel. (+00 351) 259 356 624

TelemóvelTlm. (+00 351) Tlm. 964 726 129

SítioSítio: cmmoucos.hi5.com

Correio electrónicoCorreio: cmmoucos@iol.pt

Correio electrónicoCorreio: cmmoucos@aeiou.pt

15 Abril 2008

TOPO

CORO NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA

O Coro Nossa Senhora da Esperança foi fundado a 6 de Fevereiro de 2004, sendo dirigido pelo maestro Pedro Silva. Faz parte da Associação Socorros Mútuos Nossa Senhora da Esperança de Sandim e freguesias circunvizinhas, instituição particular de solidariedade social e de utilidade pública.

É formado por sócios e agregados familiares da Associação sendo constituído por 45 coralistas de ambos os sexos que ensaiam semanalmente às sextas-feiras pelas 21h30 no Auditório da Associação.

Coro propõe-se divulgar e cultivar todas as formas de música coral e ao mesmo tempo proporcionar um espaço de convívio musical no qual promove o gosto de cantar e desenvolver a sensibilidade artística dos seus associados. Tem subjacente também a finalidade projectar e divulgar a Associação nas suas várias vertentes sociais na área da saúde e na promoção da qualidade de vida dos seus associados e difundir o espírito mutualista na sua verdadeira essência social e humana.

O Coro Nossa Senhora da Esperança tem vindo a realizar concertos em intercâmbio cultural/musical com outros grupos corais além de participar nas diversas actividades da Associação e actuar no dia das colectividades da freguesia.

O seu reportório é misto com música de temas populares, música sacra, espirituais negros, musica ligeira e outros adaptados para agrupamentos desta natureza

CONTACTOS

MoradaCoro Nossa Senhora da Esperança

R. Calvário, 673

4415 - 913 Sandim

TelefoneTel. (+00 351) 227 633 301

TelefoneTel. (+00 351) 227 632 425

FaxFax (+00 351) 227 639 514

TelefoneTel. (+00 351) 227 634 976

Correio electrónicoCorreio: coro.anse@mail.telepac.pt

10 Outubro 2006

TOPO

GRUPO CORAL PAROQUIAL DA JUNQUEIRA

O Grupo Coral Paroquial de S. Simão da Junqueira tem uma tradição já muito enraizada entre o seu povo, que poderá ter nascido com o ambiente musical que naturalmente se associa à vivência monástica de outrora. O seu principal objectivo é o de solenizar a liturgia na paróquia, à qual se associa outras celebrações festivas. Tem participado em Encontros de Coros realizados em diferentes Igrejas da Diocese e na transmissão da missa dominical, em directo, através da RDP, RTP e TVI.

09 Junho 2007

TOPO

GRUPO CORAL PAROQUIAL
DE SÃO PEDRO DE RATES

O Grupo Coral Paroquial de S. Pedro de Rates aponta a sua data de fundação para os finais do século XIX, ao tempo em que era Pároco o Pe. Celestino Praça. Por volta do ano 1920, sofreu um considerável desenvolvimento, mercê do grande impulso dado pelo Pároco e seu Director, o Pe. Arnaldo Moreira, já conceituado músico, autor e compositor, desenvolvendo durante várias décadas o apostolado musical, sendo chamado a solenizar muitos actos litúrgicos, quer em Rates, quer em muitas terras vizinhas. Na altura o Grupo era composto por vozes femininas, excepto nas cerimónias dos Passos, em que recebia a ajuda de várias vozes masculinas. No início dos anos sessenta, o então Pároco, Pe. Eduardo Campos, na sequência das solenidades dos Passos e Semana Santa, manteve o Grupo permanentemente misto, tal como é hoje.

O Grupo Coral Paroquial de S. Pedro de Rates tem participado em vários Encontros de Coros, nomeadamente na homenagem ao Pe. Arnaldo Moreira, em Rates; nas comemorações dos 500 anos da Igreja Matriz de Vila do Conde; no Encontro de Coros organizado pelo 1° Grupo de Companhias da Administração Militar, em Beiriz; no Encontro de Coros Paroquiais realizado com o I Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates, e outros.

Em Rates, soleniza vários actos religiosos, como as missas dominicais, casamentos e celebração dos Passos e Semana Santa. É dirigido pelo Pároco, Pe. Manuel de Sá Ribeiro.

09 Junho 2007

TOPO

Procedimentos

OPÇÕES E PROCEDIMENTOS

1. Para atualizar ou inserir endereços de coros na respetiva página, por distrito, são 3€.

2. Se quiser inserir ou atualizar biografia com o máximo de 1000 caracteres, sem foto nem página independente, são 5€.

3. Se pretender inserir a biografia extensa numa página autónoma com 10 fotos, são 15€. Poderá partilhá-la em três redes sociais (Facebook, Twitter e Pinterest). Esta opção inclui presença no "Álbum Enciclopédio" e biografia resumida na secção biográfica de músicos.

TOPO