MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Currículos
PRINCIPAL

SUSANA VALE

Natural do Porto, Susana Vale iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Vilar do Paraíso, onde frequentou o curso complementar de Órgão Clássico com Rosa Amorim e onde terminou o curso complementar de Piano com Anabela Matos e o curso complementar de Canto com Alexandra Moura. A par com os seus estudos universitários e de trabalho de investigação na Faculdade de Farmácia, frequentou cursos livres de Canto com Emanuel Henriques, Anne Rose Guileck e Alexandra Moura.

Prosseguiu os estudos superiores em Música, ingressando no Curso Superior de Canto Teatral, no Conservatório Superior de Música de Gaia, na classe de Fernanda Correia, o qual terminou com elevada classificação.

Participou em diversos concursos corais, nomeadamente em Neuchatel – Suíça, Neerpelt – Bélgica e Kosice – Eslováquia.

Participou no Curso de Teatro Musical realizado por Paul Sabey, da MountView - Academy of Theatre Arts – Londres.

Ingressou no elenco dos teatros musicais Jesus Christ Superstar e Lion King.

Participou em masterclasses de Canto orientadas por António Salgado, Elsa Saque, Mónica Pais, Ambra Vespasiani, Ettore Nova e Enza Ferrari, e de Música de Câmara por Vitorio Ghielmi.

Trabalhou sobre a direção musical dos maestros Manuel Ivo Cruz, Ferreira dos Santos, Ernesto Coelho, Artur Pinho, Cesário Costa, José de Castro, Rui Massena, António Saiote, David Rahn, Igor Dohovic, Robert Gutter, Sergio Pellegrini, Mário Mateus, Jesus Medina.

No âmbito do Estúdio de Ópera orientado por Fernanda Correia representou os papéis de "Papagena" e "Pamina" da ópera Flauta Mágica de Mozart, "Susanna" da ópera Bodas de Fígaro de Mozart, "Zerlina" da ópera D. Giovanni de Mozart, "Marzelline" da ópera Fidélio de Beethoven, "Lauretta" da ópera Gianni Schicchi de Puccini, "Musetta" da ópera La Bohème de Puccini, "Adina" da ópera Elisir d’Amore de Donizetti, "Fiordiligi" da ópera Così fan tutte de Mozart, "First Witch" da ópera Dido e Aeneas de Henry Purcell. Participou em diversas galas de ópera.

No campo operático participou na ópera Amahl and the Night Visitors, de Menotti, na opereta Viúva Alegre, de Franz Lehar como "Grisette", na ópera The Little Sweep de Britten como "Hughie Crome", na ópera Arca de Noé, de Britten, interpretando a personagem de "Gossip".

Integra o Coro da Fundação Conservatório Regional de Gaia, onde interpretou obras como Invocação dos Lusíadas de Vianna da Motta e, no domínio da Oratória, a Missa da Coroação, KV 317 de Mozart, Missa de Requiem de Mozart, Messias de Haendal, Magnificat de J.S. Bach, Gloria de Vivaldi, Requiem Alemão de Brahms, com o Maestro Mário Mateus. Como solista apresentou-se no Gloria de Vivaldi, “Stabat Mater” de Pergolesi, Laudate Dominum de Mozart, Missa da Coroação de Mozart, em Portugal e Espanha.

Actualmente integra também o Grupo de Música Vocal Contemporânea, dirigido por Mário Mateus onde canta obras como Six Chansons de Paul Hindemith, Trois Chansons de Claude Debussy, Agnus Dei de Samuel Barber, Stabat Mater de Penderecki, entre outras. Com este grupo participou nas primeiras audições absolutas em Portugal das obras Mistérios do Rosário dos compositores portugueses Rui Soares da Costa, Fernando Lapa, Eugénio Amorim e Fernando Valente, e Sonnengesang de Sofia Gubaidulina.

Trabalhou com o Maestro António Saiote e com o Professor António Salgado na ópera Amor de Perdição, de João Arroyo, na representação desta ópera 100 anos após a sua última récita.

Participou na 9ª Sinfonia de Beethoven com o Maestro António Saiote.

Frequenta o Grupo de Música de Câmara da Universidade Católica Portuguesa, dirigido por Paulo Antunes, onde interpreta obras como Elias de Mendelssohn, e Dixit Dominus de Haendel e a ópera Giulio Cesar in Egitto, no papel de "Cleópatra".

Trabalhou com o Maestro António Saiote e com o Professor António Salgado na ópera Don Giovanni de W.A. Mozart.

Finalizou em Junho de 2012 o Mestrado em Ensino da Música, especialização em Canto, com Profissionalização, na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa, na classe dos Professores Doutores Sofia Serra e António Salgado.

CONTACTOS

Correio electrónicoCorreio: susanavalesinger@gmail.com

17 abril 2013

TOPO
Cultura Meloteca
TOPO