MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInMyspaceFlickr
> Currículos
PRINCIPAL

NUNO MIMOSO

Nuno Mimoso iniciou os estudos musicais na Academia de Música Óscar da Silva e na Escola de Música e Bailado de Matosinhos. O órgão histórico de Matosinhos (Michael Hensberg, 1685) e os ciclos de concertos foram o ponto de partida para o seu interesse pelo Órgão e a Música Sacra, estimulando-o a aprofundar os conhecimentos no Curso de Música Sacra da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos da Diocese do Porto. Contribuiu também para a sua formação alargada em Música Litúrgica o Pe. Agostinho Pedroso, com quem aprendeu Órgão; Harmonia; Canto Gregoriano e História da Música, no Seminário do Bom Pastor.

Em seguida ingressou no Conservatório de Música do Porto, na classe de órgão de Paulo Alvim. A par estendeu a sua formação ao domínio do Canto Lírico, estudando Técnica Vocal e Reportório Operístico, com o barítono Nuno de Villalonga, em Lisboa. Como barítono lírico, apresenta-se em recitais a solo ou integrando grupos de câmara, quer no domínio oratório como operístico. Integrou o Coro do Círculo Portuense de Ópera nos elencos das óperas Die Zauberflöte de Mozart e Il Barbiere di Seviglia de Rossini, no Coliseu do Porto.

Frequentou ativamente diversos cursos de aprofundamento em Literatura Organística, Estilo e Improvisação, dos quais se destacam: Música Romântica Francesa: Daniel Roth; Música de J. S. Bach: Ludger Lohmann (ao órgão histórico de St. Wenzel, em Naumburg); Música Antiga Espanhola: Marisol Mendive (São Bento da Vitória e Ourense); Música e Improvisação Barroca Francesa: Jörg-Andreas Bötticher; Música de Max Reger, com Bernhard Buttmann e Edgar Krapp (Munique e Regensburg).

Como organista, apresenta-se regularmente em concertos, bem como na Liturgia. Colabora com diversas paróquias e congregações religiosas em Portugal e na Alemanha, tanto a nível do exercício dos ministérios litúrgicos, como na formação em Música e Liturgia. Exerceu função regular de organista nas Igrejas de Cedofeita e de Nossa Senhora da Boavista (Porto). Na área da Musicologia, tem vindo a produzir um trabalho continuado de investigação e análise do património organístico português, ainda por publicar na íntegra, o qual se deu a conhecer na parceria estabelecida com o website Meloteca desde 2007.

Estuda atualmente na Alemanha, na Hochschule für Katholische Kirchenmusik und Musikpädagogik Regensburg (Escola Superior de Música Sacra e Pedagogia Musical de Ratisbona), como bolseiro da Diocese de Regensburg, tendo sido admitido como aluno do organista da Catedral, Prof. Franz Josef Stoiber (Órgão – Literatura e Improvisação).

FOTOGRAFIA 

CONTACTOS

Morada PORTUGAL

Av. da República, 167 - 3º dto.

4450 - 241 MATOSINHOS

TelemóvelTlm. PORTUGAL (+00 351) 960 238 264

MoradaALEMANHA

Andreasstrasse, 9 – Apartement 3.15

93059 Regensburg

TelemóvelTlm. ALEMANHA (+00 49) 157 835 745 79

Correio electrónicoCorreio: nuno_mimoso@hotmail.com

11 dezembro 2013

TOPO
Cultura Meloteca
TOPO