MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInTumblrFlickr
> Músicos
PRINCIPAL
Tocando viola da gamba
Tocando harpa
Tocando piano
Tocando marimba

 

BNUNO MIMOSO

NUNO MIMOSO (*1985) pedagogo, músico, organista, barítono lírico, investigador e colaborador da Meloteca Associação Cultural Educativa.

GermanyCurriculum Vitae em Português
GermanyLebenslauf auf Deutsch

Portugal

Formação:

1992–1997

Iniciação de Estudos Musicais: Academia de Música Óscar da Silva; Escola de Música e Bailado, Matosinhos.

1999–2003

Curso de Música Sacra: Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, Diocese do Porto; Classes de Piano: Rui Pintão; Harmonia: Cón. Ant.º Ferreira dos Santos Órgão: Ant.º Mário Costa.

2004–2011

Curso de Órgão: Conservatório de Música do Porto, classe de Órgão de Paulo Alvim, concluindo com Admissão ao Curso Superior de Música / Órgão, Escola Superior de Música de Lisboa.

2005–2008

Canto Lírico, Técnica Vocal e Reportório Operístico: Matosinhos, Conceição Seabra Galante (soprano); Escola de Música do Conservatório Nacional, Lisboa e Cascais, Nuno de Vilallonga (barítono).

2011–2015

Curso Superior de Pedagogia Instrumental / Órgão (B-Diplom alemão de 320 ECTS): Hochschule für katholische Kirchenmusik und Musikpädagogik von Regensburg (Escola Superior de Música Sacra e Pedagogia Musical de Ratisbona), como bolseiro da Diocese de Ratisbona.

• Aluno do organista da Catedral Prof. Franz Joseph Stoiber em Interpretação de Literatura Organística; professores de relevo na sua formação: Prof. Michael Seewann: Piano; Prof. Dr. Richard Bayer: Harmonia, Composição, Formação Auditiva; Dr. Dieter Haberl: História da Música e Acompanhador da Tese.

• Tese: “Die Battaglia in der portugiesischen Orgelmusik des 17. Jahrhunderts” (A Batalha na Música portuguesa de Órgão do séc. XVII).

2015–2016

Estágio pedagógico: Musikgymnasium der Regensburger Domspatzen (Escola de Música dos Domspatzen, Coro da Catedral de Ratisbona), ciclos básico e secundário.

Aulas de aperfeiçoamento interpretativo (Masterclasses) em Literatura e Improvisação ao Órgão, como participante activo:

• 2009: Daniel Roth, Órgão romântico francês
• 2009: Ludger Lohmann, J. S. Bach und seine Nachfolge bis Mendelssohn, ao órgão histórico idealizado por Bach em St. Wenzel, Naumburg, Leipzig
• 2010: Bernhard Buttmann, Interpretação e Registação da música para Órgão de Max Reger
• 2011: Soledad Mendive, Literatura Antiga Espanhola, ao órgão histórico da Igreja de Xunqueira de Ambía, Ourense, Espanha
• 2011: Jörg-Andreas Bötticher, Literatura e Improvisação em estilo barroco francês
• 2012: Edgar Krapp, Literatura, Influências e Biografia de Max Reger, Munique
• 2016: Michael Radulescu, Orgelbüchlein von J. S. Bach, Regensburg (entre outros)

Áreas de Actividade:

• Actividade pedagógica e artística repartida entre Portugal e a Alemanha, como pedagogo, músico sacro, organista, cantor (barítono lírico) e preparador vocal.

• Tutor de concludentes do ensino secundário e jovens universitários que concorrem a Escolas Superiores de referência a nível europeu na área da Música (Ratisbona, Estugarda, Munique, Lisboa, Madrid, Roma).

• Actividade artística: apresentação regular em concertos a solo e como acompanhador. Como organista, tem promovido em Portugal o formato concerto-pedagógico comentado. Como barítono lírico, apresentação regular em recitais a solo ou integrando grupos de câmara, no domínio oratório e operístico.

• Cooperação com paróquias e ordens religiosas portuguesas e alemãs (confissões Católica e Evangélica). Exercício dos Ministérios Litúrgicos. Função Regular de Organista na Liturgia. Formador em Música Sacra e Liturgia.

• Como investigador na área da Musicologia e do Património Musical, produz trabalho continuado de investigação e catalogação do Património Organístico português, ainda por publicar integralmente, dado a conhecer na parceria estabelecida com o sítio da Música e das Artes Meloteca desde 2007.

Experiência Profissional:

• Pedagógica:

Música nas AECs, Escola da Torrinha, Porto; Teoria Musical, Harmonia, Órgão Literatura e Litúrgico, Canto, Direcção de Coro e Assembleia: Paróquia de Cristo-Rei; Paróquia de Nossa Senhora da Boavista; Convento dos Padres Carmelitas Descalços da Foz do Douro, Porto; Mosteiro beneditino de Santa Escolástica, Roriz, Santo Tirso; Escola de Música do Coro da Catedral de Ratisbona; Ensino privado.

• Litúrgica:

como organista, director de coro e assembleia: Seminário do Bom Pastor, Ermesinde; Pastoral Litúrgica, Santuário de Fátima, Ourém; como organista responsável*: Igreja de Nossa Senhora da Boavista, Porto; como organista regular: Igreja de São Martinho de Cedofeita, Porto; Basílica de Sankt Emmeram, Igreja Dreifalltigkeit, Ratisbona; como organista convidado: Santuário de Fátima; Sé Catedral do Porto; Sé Patriarcal de Lisboa; Catedral de São Pedro de Ratisbona.

• Artística:

como organista e barítono: recitais e concertos, concertos pedagógicos / comentados, acções de formação, membro do Círculo Portuense de Ópera, Galas de Ópera, elencos de Óperas no Coliseu do Porto, Ordem dos Médicos do Porto, Universidade de Coimbra, Vox et Organum, Ciclos de Órgão e Música Sacra do Porto; St. Wenzel Naumburg, Leipzig, Katholikentag, Regensburg, Munique; Igreja Santo António dos Portugueses, Roma.

_______________________________________________________________

* em detrimento do termo de origem francesa “organista titular” (organist titular), o qual designa em França o organista-chefe responsável pelo instrumento e superior dos demais organistas, quando numa mesma igreja trabalham mais do que um organista contractado, o que não se pode aplicar ao caso português; o termo “organista responsável” está aqui particularmente escolhido, tendo em conta a [ainda actual] realidade litúrgico-profissional portuguesa.

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico. 

 

CONTACTOS

 
Telemóveltelefónico:
Portugal 960 238 264
 Alemanha +49 17681802449 

 

Nuno Mimoso em Sendim

Nuno Mimoso (como organista) em concerto ao novo órgão [de tubos] da Organaria Göckel na igreja matriz de Sendim, Felgueiras.

TOPO

Nuno Mimoso em Regensburg

Nuno Mimoso (como Barítono Lírico) em concerto integrante do Projecto “Himbisa Mukama” de Joseph Wasswa na Igreja de Neuhausen (Landkreis Deggendorf).

TOPO

Nuno Mimoso em Regensburg

Nuno Mimoso (como Barítono Lírico) em concerto no vestíbulo da Sala de Concertos da Escola Superior de Música de Ratisbona acompanhado ao piano por Joseph Wasswa.

TOPO

Nuno Mimoso em Regensburg

Nuno Mimoso ao órgão da Organaria Mühleisen (Leonberg, Estugarda) na Escola Superior Música Sacra e Pedagogia Musical de Ratisbona

TOPO

Nuno Mimoso em Regensburg

Nuno Mimoso ao órgão da Organaria Goll (Lucerna, Suíça) na Escola Superior Música Sacra e Pedagogia Musical de Ratisbona

TOPO

Nuno Mimoso em Santa Cruz de Coimbra

Nuno Mimoso ao órgão histórico da Igreja Matriz de Santa Cruz de Coimbra, Portugal, Igreja do Antigo Mosteiro (dos Cónegos Regrantes) de Santa Cruz. Órgão histórico no estado de 1719-1724 da autoria de Dom Manuel Benito Gomez de Herrera (inclui materiais anteriores datados de 1531) restaurado em 2009 pela Oficina e Escola de Organaria de Pedro Guimarães e Beate von Rohden.

TOPO

LEBENSLAUF AUF DEUTSCH

Nuno Mimoso (*1985): portugiesischer Pädagoge, Sänger (Lyrischer Bariton), Organist und Kirchenmusiker aus Porto, Mitarbeiter und wissenschaftlicher Forscher für die portugiesische Website der Kunst und Musik„Meloteca“.

Ausbildung:

1992–1997      

  • Vorbereitungskurs in Musik:
    Akademie für Musik Óscar da Silva; Schule für Musik und Ballet, Matosinhos.

1999–2003

  • Kirchenmusikalische Ausbildung:
    Kirchenmusikschule der
    Diözese von Porto; Klavier: Dr. Rui Pintão; Komposition und Harmonielehre: Kan. Dr. Ant.º Ferreira dos Santos; Orgel: Ant.º Mário Costa.

2000–2003

  • Gymnasialabschluss in Geisteswissenschaften/Romanistik:
    Priesterseminar der Diözese Porto und am Gymnasium von Ermesinde, mit Abitur in Psychologie, Philosophie, Latein, Geschichte und Portugiesischer Literatur.

2003–2005

  • Hochschulstudium Katholische Theologie:
    Portugiesischen Katholischen Universität von Porto;
    Hochschulstudium Linguistik und Psychologie:
    Geisteswissenschaftlichen Fakultät der Universität Porto.

2005–2008

  • Künstlerisches Studium im Hauptfach Gesang
    (Italienische Gesangstechnik und Opernrepertoire): Musikschule des Nationalen Konservatoriums, Lissabon und Cascais, bei Dr. Nuno de Vilallonga, Bariton und bei Conceição Seabra Galante, Sopran.

2004–2011

  • Künstlerisches Studium im Hauptfach Orgel:
    Musikk
    onservatorium von Porto, Orgelklasse von Dr. Paulo Alvim.

2011–2012

  • Hochschulstudium der Musik/Hauptfach Orgel:
    Hochschule für Musik Lissabon.

2011–2015

  • B-Diplom Orgel Instrumental-Pädagogik:
    Hochschule für katholische Kirchenmusik und Musikpädagogik Regensbur, als Stipendiat der Diözese Regensburg und als Schüler des Domorganisten Prof. Franz Joseph Stoiber; Prof. Michael Seewann: Klavier; Prof. Dr. Richard Bayer: Harmonielehre und Komposition; Bachelor-Arbeit: “Die Battaglia in der portugiesischen Orgelmusik des 17. Jahrhunderts”.

2015–2016

  • Pädagogikpraktikum:
    Musikgymnasium und Grundschule der Regensburger
    Domspatzen, Knabenchor des Regensburger Doms.

 

Masterkurse in Orgelliteratur und -improvisation, als aktiver Teilnehmer, u.a.:

  • 2009: Daniel Roth, Die französische romantische Orgel
  • 2009: Ludger Lohmann, J. S. Bach und seine Nachfolge bis Mendelssohn, an der von Bach idealisierten historischen Orgel in St. Wenzel, Naumburg
  • 2010: Bernhard Buttmann, Interpretation und Registrierung der Orgelmusik von Max Reger
  • 2010: Sir Simon Preston, Interpretation der Orgelliteratur von J. S. Bach, an der Hochschule für Kunst der Katholischen Universität von Porto
  • 2010: Franz Joseph Stoiber, Improvisation und Harmonisierung an der Orgel, in der Kirche von Jerónimos in Lissabon
  • 2011: Soledad Mendive, Spanische Alte Orgelmusik, an der historischen Orgel von Xunqueira de Ambía, Ourense, Spanien
  • 2011: Jörg-Andreas Bötticher, Literatur und Improvisation im französischen Barockstil
  • 2012: Edgar Krapp, Literatur und Biographie von Max Reger, München
  • 2016: Michael Radulescu, Orgelbüchlein von J. S. Bach, Regensburg

Berufserfahrung: 

  • als Sänger: Solo- und Kammerkonzerte als lyrischer Bariton auf dem Gebiet von Oratorien- und Opernrepertoire in Portugal, Deutschland, Italien; Opernchor Círculo Portuense de Ópera bei Galaabenden, und Opernbesetzungen im Theater Coliseu von Porto.
  • als Konzertorganist: Solo- und Kammerkonzerte; Pädagogische Konzerte in Porto, Coimbra, Braga, Lissabon, Naumburg (Leipzig), Regensburg, München und Rom.
  • als Kirchenmusiker: Priesterseminarvon Bom Pastor, Ermesinde; Heiligtum von Fátima, Ourém (Liturgische Pastoral); Igreja de Nossa Senhora da Boavista, Porto (Hauptorganist); Igreja de São Martinho de Cedofeita, Porto; Basilika von Sankt Emmeram; Mittagsmeditationen, Dom Sankt Peter zu Regensburg, Dom von Lissabon (Organist).
  • als Lehrer: Lehrer für Musikalische Früherziehung; Escola da Torrinha, Porto; Lehrer für die Fächer der Kirchenmusik in Pfarreien von Cristo-Rei, und von Nossa Senhora da Boavista, Porto; Karmelitenkonvent von Padres Carmelitas Descalços da Foz do Douro, Porto; Benediktinerinnenkloster von Santa Escolástica, Roriz, Santo Tirso; Lehrer für Gesangstechnik und musikalische Fortbildung.
  • als Tutor und Betreuer: von Kandidaten zum Musikstudium (Porto, Lissabon, Regenburg, Stuttgart, München, Madrid, Rom).
  • als wissenschaftlicher Forscher: Mitarbeiter der Organisation „Meloteca Associação Cultural Educativa” auf dem Gebiet des Musikkulturerbes der historischen Orgeln und Orgelmusik von Portugal; Forschung und Veröffentlichung für die portugiesische Website der Kunst und Musik „Meloteca“.

 

KONTAKTE

 
TelemóvelHandy:
Portugal: +351 960 238 264
Deutschland: 017681802449
TOPO