MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookFacebookTwitterLinkedInMyspaceFlickr
> Formação
PRINCIPAL
Cursos de Música
Cursos de Música
Cursos de Música
Cursos de Música

 

HISTÓRICO DE FORMADORES

Adalgisa Pontes
Aluna do programa doutoral na Universidad de Valladolid, Adalgisa Pontes é licenciada em Professores de Ensino básico, variante Educação Musical. Concluiu em Braga, em 2004, o 8º Grau de Piano. Frequentou o Curso de Formadores de Animadores Musicais na Casa da Música, Porto, e o Curso de Dança no Ensino Obrigatório com Maurizion Padovan. É professora de Música nas AEC e de Introdução Piano na Academia de Música Fernandes Fão. Em 2006/2007 foi professora do módulo de Movimento na ESE de Viana.
TOPO
Andrea Mesquita
Licenciada em Arquitectura (2006), Andrea Mesquita fez, entre 1992-1998, o Curso Complementar de Dança no Ginasiano Escola de Dança. Nesta escola deu, entre 1999-2006, apoio aos espectáculos de Dança A Branca de Neve e os Sete Anões, A menina dos Olhos de Esmalte, O Gato Malhado e a Andrinha Sinhã), na preparação e execução coreográfica e execução de figurinos dos alunos intérpretes. Foi professora de Técnica de Dança Clássica, de Técnica de Dança Moderna, de Expressão Plástica e de Expressão de Drama.
TOPO
António José Ferreira
Director da Meloteca, António José Ferreira é editor, investigador, articulista, formador (CAP), gestor de formação no âmbito da Música nas AEC e professor de Música. Foi por duas vezes entrevistado pela Antena 2 e, na sequência do trabalho realizado na Meloteca. Tem vários trabalhos publicados em obras individuais e colectivas, nas edições do Círculo de Leitores e Universidade Católica Portuguesa.
TOPO
Armando Moreira
Professor de Música de Conjunto e de Formação Musical no Instituto Orff do Porto, Armando Moreira é licenciado no Curso de Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical, pela Escola Superior de Educação do Porto. Foi professor assistente convidado de Expressão Musical no curso inicial de Educadores de Infância, no Instituto Piaget de Arcozelo, e Professor Cooperante da Escola Superior de Educação do Porto entre 1998/2004.
TOPO
Emílio Remelhe
Emílio Remelhe é escritor e professor na Faculdade de Belas Artes. É autor de várias obras, entre as quais "O Piano de Cauda" e "Sschlep", incluída entre as obras do Plano Nacional de Leitura. Na escrita, usa o pseudónimo Eugénio Roda e trabalha regularmente com o ilustrador Gémeo Luís (Luís Mendonça). É formador com estatuto atribuído pelo Concelho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (na área A 31 Expressões) com aplicação a Educadores de Infância e professores dos Ensinos Básico e Secundário.
TOPO
Gustavo Magalhães
Gustavo Magalhães, baterista, fez o curso da Escola de Jazz do Porto. Em Londres participou em "workshops" com o grupo Stomp e tem sido um empenhado divulgador das variadas formas de sentir o ritmo, criando festins de sons e movimento, levando as pessoas a sentir o ritmo que existe nos objectos do quotidiano. Estes transforma-se em instrumentos de percussão e adereço para coreografias.
TOPO
José Pedro Correia
Natural de Guimarães, José Pedro Correia é formado em Professor do Ensino Básico. Fez a formação musical em aulas particulares de baixo eléctrico, guitarra eléctrica e guitarra electroacústica com professores de renome nacional da vertente jazz. Está a tirar o curso clássico de contrabaixo na A.M.V. Moreira de Sá. Produziu diversos trabalhos fonográficos que lhe deram conhecimentos técnicos nas áreas de captação, tratamento, produção e masterização de áudio. É Professor de Música nas AEC desde o ano 2006.
TOPO
Luiz Duarte
Oriundo de uma família com grandes tradições musicais (Hernâni Caldeira, tio-avô era carrilhonista, e Fausto Caldeira, seu tio, foi violoncelista da Orquestra da Emissora Nacional), Luiz Duarte foi músico de programas televisivos como o "Zip Zip", e participou em inúmeros concertos na RTP e Hot Clube de Portugal. Como cantor, gravou para as Philips Portuguesa, Rádio Triunfo e Rossil. Como orquestrador e director de Orquestra foi vencedor de festivais RTP com as canções "Bem bom", ( Doce), e "Conquistador" (Da Vinci). Fundou e dirige coros e é professor de Música nas AEC.
TOPO
Madalena Magalhães
Natural do Porto, Madalena Magalhães, é licenciada em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e professora no Colégio de Nossa Senhora da Esperança, Porto. Colabora com a Meloteca em ilustrações de temática musical e em formações sobre Origamis Musicais e Música e Teatro de Sombras juntamente com a sua sobrinha a pintora Rita Magalhães.
TOPO
Maria José Coutinho
Natural de Gaia, Maria José Coutinho é licenciada em História, professora no Colégio de Nossa Senhora da Esperança, Porto. Tem muita experiência na animação de clubes de teatro no âmbito da escola e no cruzamento da História com a Música e o Teatro. Colabora com a Meloteca em formações para professores de Música nas AEC desde Março de 2008.
TOPO
Marina Carvalho
Marina Carvalho concluíu em 2002 o Curso Complementar de Piano na Academia de Música de Santa Maria da Feira. Em 2005, terminou a Licenciatura em Escultura – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, frequentado em 2008/2009 o Mestrado em Arte Multimédia, na FBAUP. Fez diversos cursos no âmbito da Música, Desenho e Informática Educativa.
TOPO
Marta Santos Costa
Tradutora e formadora, Marta Santos Costa é professora no Centro de Dança do Porto, tendo participado em espectáculos como bailarina, incluindo ballet para crianças como Pinóquio, A Bela e o Monstro, Feiticeiro de Oz, Aladin. Fez cursos de Jazz e teve aulas de Sapateado, Dança do Ventre, Street Dance, Dança Indiana, Hip Hop. Apresenta no âmbito dos cursos Meloteca os módulos Dança Criativa e Música clássica, literatura e dança desde Março de 2008.
TOPO
Nicolas Tricot
Nicolas Tricot toca bateria em bandas rock desde os 15 anos. Fez o curso de flauta transversal no Conservatório de Montpellier (França). Mudou-se para Portugal em 2001. Actualmente é professor de Música no Jardim de Infância e 1º Ciclo. Toca flauta, teclado e serrote com os Zelig, e bateria com Nuno Prata.
TOPO
Nuno Jacinto
Natural Madeira, Nuno Jacinto é licenciado em Composição na ESMAE. A sua actividade composicional engloba música instrumental, coral, vocal e electrónica. Obras suas já foram executadas no Funchal, Porto, Aveiro, Braga, Lisboa, Barcelona, e executada por formações como a Orquestra do Algarve e Orquestra Gulbenkian. É professor de Análise, Física do Som, Introdução à Composição e TIC na ARTAVE.
TOPO
Paulo Coelho de Castro
Músico com vários trabalhos editados e colaborador dos be-dom, Paulo Coelho de Castro lecciona Bateria na Escola de Jazz do Porto e realizou oficinas de bateria e de reciclagem musical. Integrou diversos projectos musicais e participou em actuações por todo o País e no estrangeiro. É formador em cursos EFA e animador sociocultural.
TOPO
Pedro Filipe Cunha
Compositor, arranjador, conferencista, Pedro Filipe Cunha é licenciado em Produção e Tecnologias da Música pela ESMAE. Em 2006, defendeu a dissertação "Tecnologias da Música em Expressão e Educação Musical no 1º Ciclo do Ensino Básico" no Mestrado em Estudos da Criança - Especialização em Educação Musical pelo IEC da UM. É professor no Instituto Orff do Porto.
TOPO
Regina Raposo
Regina Raposo é licenciada em Professores do 2º ciclo Variante Educação Musical, tendo concluido o Curso Complementar de Violino pelo Conservatório Regional de Música de Gaia. Fez formação com Pierre Van Hauwe, Mercedes Prieto, Edwin Gordon, Viviane Beineck, entre outros.
TOPO
Regina Silveira
Regina Silveira é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade do Porto, professora habilitada como formadora (CAP), estando ligada há vários anos a projectos académicos e paroquiais no âmbito da música.
TOPO
Rita Magalhães
Rita Magalhães é natural do Porto. Tendo integrado o grupo musical e teatral "O bando dos gambuzinos", e tendo feito formação em diversas danças, Rita Magalhães é retratista, fotógrafa e pintora com exposições (incluindo temáticas ligadas à Música) em diversas cidades da Europa como Viena, Roterdão, Madrid, Sevilha. Por influência do Oriente, explora a técnica do "Origami", a arte de dobrar papel.
TOPO
Rui Melo
Rui Melo fez o Curso Superior de Piano do Conservatório do Porto e obteve o Diploma Pedagógico da Association Internationale d´Éducation Musicale Willems. Concluiu o mestrado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. Possui o estatuto de formador pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua em Educação Musical/Música, e Tecnologias Educativas (Área de Música). É professor Titular da Escola EB 2/3 de Avintes.
TOPO
Sofia de Melo
Licenciada em Psicologia pela Universidade Lusíada, Sofia de Melo foi formadora do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores. Fez, entre outras, as acções de formação Jogos Pedagógicos, Necessidades Educativas Especiais, cultivando especial interesse pela Música na Educação.
TOPO
Susana Afonso
Licenciada em Professores do 1º Ciclo e mestranda em EVT na ESE do Porto-IPP, Susana Afonso frequentou acções de formação nas áreas da Música, Teatro e Ensino Especial. É formadora na Galeria de arte "Pinceladas Soltas". Fundou e coordena grupos de teatro. Frequenta o curso de Teatro no "Teatro Oficina - Vila Flor (Guimarães). É professora na Escola EB 2/3 Vidago/Chaves. É autora do Livro infanto-juvenil Viver Paris ao som de um Pífaro, O sonho de Jacques. Desenvolve a investigação preliminar para futuro Doutoramento nas Áreas da Expressão Musical e do Autismo.
TOPO
ANTÓNIO JOSÉ FERREIRA COM GONÇALO FERREIRA
TOPO